06 fevereiro 2021

Os donos da floresta em perigo




Em face da reiterada violação dos seus territórios por parte de madeireiros, garimpeiros e outros invasores, que empreendem uma vasta e sistemática destruição da floresta amazónica perante a indiferença ou mesmo a conivência das autoridades, os índios Guajajara, do estado brasileiro do Maranhão, resolveram tomar nas suas próprias mãos a sua própria defesa, assim como a defesa de uma tribo de indígenas isolados que com eles partilham os mesmos territórios, os índios Awá Guajá.

Assim nasceu um grupo organizado chamado "Guardiões da Floresta", que patrulha as terras indígenas, denuncia às autoridades a sua violação e até captura e entrega à Polícia Federal os invasores que encontrar. Esta é uma luta de vida e de morte, pois os invasores não hesitam em matar quem se atravessar no seu caminho. Já morreu gente nesta luta e tudo indica que vai continuar a morrer. As ameaças de morte sucedem-se.

O vídeo acima documenta a ação de um grupo de "Guardiões da Floresta" no Maranhão, incluindo a troca de olhares que tiveram com um Awá Guajá isolado. Os vídeos que se seguem documentam (em inglês) aspetos da vida dos índios Awá que já não vivem isolados, assim como os seus sentimentos relativamente aos seus parentes que continuam a viver nas profundezas da floresta.



Comentários: 2

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Já conhecia, infelizmente, esta realidade. Que mal terá feito este Povo para ser invadido e estarem a destruir um dos grandes pulmões da Terra ?
Fernando estes documentários deixam-me com vontade rebelde e irreverente de fazer algo disparatado :( !
Infelizmente muitas pessoas não sabem viver em democracia e liberdade. Às vezes e apesar de não ser a favor dela, e desculpe-me se vou dizer algum disparate, mas acho que a pena de morte, em determinados casos não deveria ser abolida :((( !!!
Obrigado

06 fevereiro, 2021 21:03  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A pena de morte não devia ser abolida, mas dá vontade de desejar que a prisão perpétua seja restaurada, a fim de que os criminosos passem muito tempo a sentir remorsos pelo que fizeram.

09 fevereiro, 2021 01:38  

Enviar um comentário