05 junho 2024

A do mui bom parecer


Louçana, d'amores moir'eu, por Pedro Barroso. Cantiga de amigo de Martim de Ginzo (séc. XIII?), da qual só o poema chegou até aos nossos dias. A música, neste caso, é do próprio Pedro Barroso (1950–2020)

A do mui bom parecer
mandou lo adufe tanger:
      "Louçana, d'amores moir'eu".

A do mui bom semelhar
mandou lo adufe sonar:
      "Louçana, d'amores moir'eu".

Mandou lo adufe tanger
e nom lhi davam lezer:
      "Louçana, d'amores moir'eu".

Mandou lo adufe sonar
[e] nom lhi davam vagar:
      "Louçana, d'amores moir'eu".

Martim de Ginzo, jogral medieval, provavelmente galego


SIGNIFICADO DOS ARCAÍSMOS

Lo — O

Louçana — Louçã, garrida, gentil

Moir'eu — Morro eu

Semelhar — Aspeto, figura

Sonar — Soar

Nom — Não

Lhi — Lhe

Lezer — Lazer, descanso, prazer

Vagar — Descanso, sossego

Comentários: 0

Enviar um comentário