02 dezembro 2024

Igreja do Salvador de Tabuado


(Foto de autor desconhecido)
(Clicar na imagem para ampliá-la)

A igreja do Salvador de Tabuado é um pequeno templo que existe em Tabuado, Marco de Canaveses. Esta igreja data do séc. XIII e é um exemplo do estilo românico rural, mas já com alguns pequenos "toques" do gótico subsequente.

O óculo que encima a fachada da igreja merece uma observação atenta, pois é de grande beleza e originalidade. O portal principal, por sua vez, é parecido com o de uma outra igreja, também consagrada ao Salvador, a do mosteiro de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel. O arco principal tem um formato ligeiramente ogival e os capitéis sobre que assentam as suas arquivoltas apresentam motivos vegetais e animais, de grande beleza também. As mísulas que sustentam o tímpano (que é liso) exibem duas cabeças de bois, à semelhança das que estão à entrada das igrejas dos mosteiros de Paço de Sousa e de Roriz, este no concelho de Santo Tirso. Desconheço qual era a simbologia que na Idade Média se atribuía às cabeças dos bois, para assim lhes ser dado um tão grande destaque no portal principal de um templo. Com certeza a representação destas cabeças deveria significar mais do que apenas prestar homenagem a animais de importância vital para a economia rural.

O interior da igreja mostra-se quase totalmente despido de altares, talhas e outras ornamentações, que certamente terão sido acrescentados ao longo dos séculos, mas que devem ter sido removidos aquando do restauro que terá sido feito por volta de 1940. A remoção feita pôs a descoberto um fresco, ingénuo mas belíssimo, do séc. XV ou XVI, que está ao fundo da ábside e que representa Cristo sentado num trono, ladeado por São João Batista e Sant'Iago. Só este fresco justifica uma visita propositada a esta igreja e, de caminho, também se pode visitar a moderna igreja que está no Marco de Canaveses e foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

(Foto de autor desconhecido)
(Clicar na imagem para ampliá-la)

(Foto de autor desconhecido)
(Clicar na imagem para ampliá-la)

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Bela, muito bela, esta igreja do Salvador de Tabuado.

Obrigada e um fraterno abraço, Fernando!

02 dezembro, 2024 12:39  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Maria João,
Eu devia ter salientado que esta igreja é feita de granito, incluindo as ornamentações. Faço-o agora. Deve ter sido muito difícil trabalhar uma tão dura e granulosa pedra, para conseguir chegar ao magnífico resultado que é esta igreja, a exemplo de outras igrejas existentes nas bacias dos rios Tâmega, Sousa e Ferreira e que fazem parte da chamada Rota do Românico. Estas igrejas foram obra de pedreiros medievais, supersticiosos e analfabetos, que julgavam que deste modo iriam conseguir salvar as suas almas. Puseram toda a sua habilidade, todo o seu saber, verteram rios e rios de suor para erguer estas "casas do Senhor" e por isso merecem o nosso máximo respeito e admiração. Se Deus existir, então eles salvaram as suas almas de certeza absoluta.

03 dezembro, 2024 02:27  

Enviar um comentário