Portadora de recipiente
Portadora de recipiente, escultura feita em madeira de Ricinodendron sp. por um artista luba chamado Biseke, originário do sudeste do que agora é a República Democrática do Congo e que talvez tenha vivido em finais do séc. XIX. Museu Real da África Central, Tervuren, Bélgica
(Clicar na imagem para ampliá-la)




Comentários: 2
A minha passagem por países africanos (Angola, Moçambique, Guiné, Argélia, Suazilândia...) bem pode ser representada por essa obra (o estilo é comum, tem essa matriz...)
Abraço
Realmente, a arte africana de raíz tradicional tem traços próprios e inconfundíveis, qualquer que seja a região do continente em que ela foi produzida, desde as fascinantes máscaras nalus da Guiné-Bissau, até às esculturas macondes de Moçambique, passando pela arte dos Quiocos (Cokwe) de Angola. Mesmo assim, podemos discernir diferenças significativas entre algumas dessas criações. Os bronzes do Benim, por exemplo, são estilisticamente muito diferentes das pinturas geométricas dos Ndebele, que vivem sobretudo no Zimbabwe.
De uma maneira geral, podemos dizer que em África a arte da escultura e da pintura é sobretudo praticada por artistas pertencentes a sociedades rurais sedentárias, que se dedicam à agricultura. Os povos pastoris, que conduzem os seus gados por regiões que quase sempre são pouco ou nada arborizadas, tendem mais a ornamentar o seu próprio corpo de forma criativa.
Enviar um comentário