14 fevereiro 2026

O rei bebe


O Rei Bebe ou Noite de Reis, óleo sobre tela do pintor flamengo Jacob Jordaens (15931678). Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica, Bruxelas, Bélgica
(Clicar na imagem para ampliá-la)

Na noite imediatamente anterior ao Dia de Reis (6 de janeiro) de cada ano, realizava-se na Flandres uma grande festa familiar, em que se cometiam excessos de comida e de bebida. Nessa noite, era nomeado rei aquele a quem calhasse uma fava escondida numa fatia de bolo. Era a ele que competia pagar do seu bolso as despesas da festa, e toda a família e amigos comiam e bebiam à sua custa. Neste quadro, o pintor Jacob Jordaens, que era natural da cidade de Antuérpia, retrata alguns dos excessos que se cometeriam numa festa de Reis, na Flandres do séc. XVII.

No cimo do quadro, ao centro, está pintado um medalhão com as palavras em neerlandês In een vry gelach ist goet gast syn, que se podem traduzir livremente por «É bom ser convidado numa festa sem pagar». A figura principal da festa está no centro do quadro, com uma coroa de rei na cabeça e bebendo abundantemente, rodeado por diversas personagens em ruidosa celebração: no canto inferior esquerdo do quadro, um homem parece vomitar, perdido de bêbado; no canto superior esquerdo, outro homem levanta acima da sua cabeça o que parece ser um cachimbo, enquanto fumo sai da sua boca; atrás do rei, outro toca gaita de foles; à direita, uma mulher limpa o traseiro de uma criança chorona, etc.

Comentários: 0

Enviar um comentário