21 fevereiro 2018

Água que não molha


A Onda, de William Bouguerau (1825–1905), óleo sobre tela de 1896. Coleção privada

William Bouguereau foi um pintor francês que gozou de grande fama no seu tempo. Tendo caído no esquecimento durante quase todo o séc. XX, tido como um artista puramente académico, Bouguerau é de novo valorizado na atualidade e as suas obras são de novo apreciadas.

William Bouguerau (de seu nome completo William-Adolphe Bouguerau) foi, sobretudo, um pintor de mulheres. O nu feminino desempenhou um papel de particular relevo na sua obra, em que as mulheres são frequentemente representadas à beira-mar. A tela que aqui se mostra é um dos seus melhores quadros deste tipo.

Um aspeto muito curioso deste quadro é o facto de a mulher representada se mostrar completamente seca, apesar de estar numa proximidade das ondas tal que se esperaria que estivesse completamente molhada. Mesmo as partes do seu corpo que assentam na água se apresentam secas, como se a água fosse sólida e não líquida.

Eu não sei em que condições Bouguerau pintou este quadro, mas tudo indica que ele pintou, primeiro, o mar rebentando numa praia, sem mulher nenhuma, e a seguir pintou a mulher por cima, perante um modelo posando no seu próprio estúdio, num ambiente fechado e talvez aquecido. Mesmo assim, Bouguereau poderia tentar mostrar a mulher molhada, pintando gotas de água a fingir que escorrem pelo seu corpo, mas preferiu representá-la tal como ele a viu: enxuta.

Comentários: 2

Anonymous Anónimo escreveu...

Bom dia!
Podemos apreciar profusamente a obra desse grande artista no site
https://www.artrenewal.org/
Cumprimentos

José Frade

15 março, 2018 11:19  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Seja bem reaparecido, caro José Frade! De facto, no site que indica, e que eu desconhecia, se não estiver a obra completa de Bouguereau, está quase. Ele foi um artista verdadeiramente notável, de facto. Merece ser reapreciado devidamente. Muitíssimo obrigado.

15 março, 2018 17:09  

Enviar um comentário