20 setembro 2018

Início das aulas


A propósito do início do ano escolar, que agora ocorre, parece-me apropriado dar a ouvir a Abertura para um Festival Académico, do compositor alemão Johannes Brahms (1833–1897), interpretada por uma orquestra não identificada dirigida pelo maestro norte-americano Leonard Bernstein (1918–1990). Lembro com saudade os felizes anos em que eu mesmo também fui estudante e convivi intensamente com colegas e professores, sem praxes nem outras parvoíces

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Durante anos e anos, o início das aulas, para mim, era o tempo de deslumbrar-me com o magnífico espectáculo das formigas com asas.

Não as vejo, agora, senão quando as procuro num qualquer motor de busca.

Abraço

20 setembro, 2018 17:46  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É curioso como nunca me passaria pela cabeça associar o início das aulas com as formigas com asas. Aqui no Porto as formigas com asas foram sempre tão raras... Onde elas não eram raras, era no mato do norte de Angola. Por duas ou três vezes fui deitar-me de barriga vazia, porque uma nuvem de formigas com asas invadiu a sala de jantar do quartel do mato onde eu estava, caindo aos magotes em cima da minha comida! Milhares de formigas afogavam-se na sopa e outros milhares pousavam no arroz, que por ser branco as atraía. Por muito que eu tentasse separar as formigas do arroz, outras mais pousavam nele e eu acabava sempre por sentir o sabor pungente do ácido fórmico. Acrescente-se, a título de curiosidade, que as formigas com asas angolanas não eram tão grandes como as de cá. Eram do mesmo tamanho que as "nossas" formigas que costumam ir ao açúcar, mas com asas.

21 setembro, 2018 17:48  

Enviar um comentário