21 junho 2019

Alegrei-me


Moteto Lætatus Sum, RV 607, de Antonio Vivaldi (1678–1741), pelo San Francisco Girls Chorus, dirigido por Valérie Sainte-Agathe, e o agrupamento de música antiga Voices of Music, dirigido por Hanneke van Proosdij e David Tayler

O compositor barroco italiano Antonio Vivaldi foi um dos mais geniais compositores da música europeia de todos os tempos. Não há quem não conheça as suas "Quatro Estações", por exemplo, que são quatro concertos que correspondem cada um a uma estação do ano.

Hoje começa o verão, mas como já partilhei neste blog a audição das "Quatro Estações" de Vivaldi, incluindo o "Verão", proponho a escuta de uma outra peça do mesmo compositor: o moteto Lætatus Sum ("Alegrei-me"), baseado no Salmo 122. Como hoje também é o Dia Europeu da Música, vem a calhar.

Os coros infanto-juvenis que são mais conhecidos, como os Pequenos Cantores de Viena, são coros de rapazes. No entanto, os coros de raparigas não lhes ficam atrás, de maneira nenhuma, em termos de beleza e de frescura das vozes juvenis. Vivaldi foi professor de música num orfanato feminino de Veneza, o Ospedale della Pietà, e compôs muitas das suas peças com vista a serem cantadas e tocadas pelas internas do orfanato. Este moteto também deve ter sido composto com esse fim em vista. O resultado é o que aqui se ouve.

Comentários: 0

Enviar um comentário