11 julho 2019

Mordillo (1932-2019)



Faleceu no passado dia 29 de junho, com 86 anos de idade, o desenhador argentino Guillermo Mordillo, autor de um notável conjunto de desenhos que têm feito as delícias de sucessivas gerações. Praticando um humor puramente visual, cheio de cor e de nonsense, Mordillo teve como temas principais, nos seus desenhos e nos seus filmes, os animais (sobretudo girafas e elefantes), os desportos (com destaque para o futebol e o golfe), o amor e outros aspetos da vida em sociedade, que ele caricaturou de modo insuperável. Estão publicados diversos livros seus em Portugal, sob a chancela da editora Booktree, os quais podem ser adquiridos nas livrarias ou através da internet. Mordillo já não faz parte deste mundo, mas continua a fazer-nos rir de nós próprios. Deixou uma grande saudade.




Comentários: 5

Blogger Clara escreveu...

Não sabia que Mordillo tinha falecido, mas confesso que também não sabia se estava ou não vivo.
Há tantos nomes de pessoas que foram importantes na nossa vida porque fabricaram memórias e contribuíram para a nossa memória colectiva mas... como (e se calhar ainda bem) é a obra que importa porque é a que fica , muitas vezes não chegamos a ter sequer a oportunidade de lhes conhecer a sua humanidade.

Obrigada por esta homenagem. Soube-me bem rever os trabalhos deste génio que tantas vezes fez as minhas delícias.

Beijinhos com memória
(^^)

11 julho, 2019 20:19  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Amiga Clara, há pessoas cujo trabalho nos marca tão profundamente, que nem nos damos conta da importância que elas acabam por ter nas nossas vidas. No campo do desenho e do cartoon, então, os exemplos não faltam. Estou a pensar, por exemplo, em Quino, o compatriota de Mordillo que criou a personagem da Mafalda, a contestatária, ou no brasileiro Maurício de Sousa, autor de muitas e deliciosas histórias aos quadradinhos com a Mónica, o Cebolinha, o Cascão, etc. São desenhos e personagens que acabam por fazer parte de nós mesmos, de uma maneira tal que nos parecem ter existido desde sempre. Mas não existem desde sempre e os seus criadores também morrem, por muito que gostaríamos que fossem imortais.

12 julho, 2019 01:21  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Mordillo. O inesquecível Mordillo...

12 julho, 2019 08:52  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Desconhecia que Mordillo morrera :((( !!!

18 julho, 2019 22:52  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Bom, Mordillo é inesquecível para uns, mas não para outros, pelos vistos. Para a geração que cresceu a ver o Dragon Ball, o Pikachu e mais não sei o quê, Mordillo deve ser um ilustre desconhecido. Isto é o que me parece, em face da quase total ausência de referências à sua morte nos meios de comunicação, o que acho profundamente lamentável. Mordillo não merecia que lhe fizessem uma tal desfeita.

21 julho, 2019 00:45  

Enviar um comentário