08 julho 2019

Um homem conhecido


Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça, por João Gilberto (1931–2019)

Assim que eu soube do falecimento de João Gilberto, apressei-me a fazer um post em sua homenagem. Antes que eu tivesse podido publicar o post, fui interrompido, não importa saber por quem. Assim que regressei, a fim de concluir a tarefa que tinha ficado em suspenso, verifiquei que muitas outras pessoas já tinham manifestado o seu pesar e admiração por João Gilberto, na "blogosfera" e nas redes sociais. Suspendi a minha publicação, porque ela viria a ser unicamente mais uma homenagem, a juntar a muitas e muitas outras que já havia, e não trazia nada de novo.

Há pouco, soube que um energúmeno que dá mais valor às armas, que são instrumentos de morte, do que à cultura, que é fonte de vida, disse que João Gilberto tinha sido apenas «um homem conhecido». Agora, sim, tenho razão para manifestar a minha homenagem a João Gilberto. Todas as que se puderem fazer não serão de mais. Na verdade, João Gilberto subiu ao Olimpo, a morada dos deuses como ele, enquanto Jair Bolsonaro tem um lugar reservado no caixote do lixo da história.

Comentários: 3

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Bolsonaro?
Quem é?

09 julho, 2019 00:31  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Pois. Não se passarão muitos anos até que as pessoas façam essa pergunta. Que sujeitinho reles!

09 julho, 2019 02:03  
Blogger Clara escreveu...


E eu vim dizer... PRESENTE!

11 julho, 2019 20:21  

Enviar um comentário