31 agosto 2019

Augusto Gomes


As Visitas, 1953, óleo sobre platex de Augusto Gomes (1910–1976). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal

Augusto Gomes foi um eminente pintor e escultor português nascido em Matosinhos em 1910. Formou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, da qual veio a ser professor. Embora seja frequentemente chamado escultor, Augusto Gomes dedicou-se a diversos ramos das artes plásticas além da escultura, nomeadamente pintura, cerâmica, gravura, cenografia para o Teatro Experimental do Porto, etc.

Augusto Gomes foi essencialmente um artista plástico neorrealista e deu um particular destaque à dura e difícil vida dos pescadores e das suas famílias, em obras cheias de dramatismo. Faleceu em Matosinhos, onde tinha nascido, em 1976.

Comentários: 2

Blogger Clara escreveu...


De cada vez que se conhece algo novo, o nome de um poeta, de um músico ou artista plástico, o nome de um lugar do mundo que não conhecíamos... um livro, uma obra... é nesses momentos que nos apercebemos que conhecemos tão pouco do mundo que nos rodeia!
Não conhecia nem o nome nem a obra de Augusto Gomes e confesso que fiquei curiosa e com vontade de saber mais sobre ele e sobre ela... e foi o que fiz. E fiquei fã!

Curiosidade: em todos os lugares que entrei e onde aparece esta pintura ("As Visitas") a imagem aparece ao contrário, isto é, com a dona da casa a servir o vinho/água às visitas posicionada do lado esquerdo e não do lado direito.

Beijinhos gratos
(^^)

04 setembro, 2019 20:06  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Prezada Clara, por volta de 1995, mais ano, menos ano, o Ministério da Cultura criou um site dedicado à pintura portuguesa, que tinha em vista divulgar dezenas de quadros de muitos dos mais destacados pintores portugueses, desde a Idade Média até à atualidade. Este site era de altíssima qualidade (mesmo para os padrões de agora) e chamava-se "Seiscentos Anos de Pintura Portuguesa". Esteve disponível no servidor de Internet da Universidade de Coimbra para ser visto por quem o quisesse visitar durante dez anos ou pouco mais. Não sei porque foi que a Universidade de Coimbra acabou com ele. Era um site (repito) de altíssima qualidade. A maior parte das pinturas de artistas portugueses que reproduzo neste meu blog vêm de lá. No entanto, o quadro "As Visitas", de Augusto Gomes, embora tivesse uma chamada no dito site, não era acompanhado da respetiva reprodução. Fartei-me de procurar e não a encontrei. O que encontrei foi uma reprodução que consta do blog https://pinturaportuguesa.blogs.sapo.pt/.

Está visto que vou ter que visitar o Museu de Soares dos Reis, para ver se a dona da casa está à esquerda ou à direita. É um pretexto para (re)visitar o museu, tão bom como qualquer outro. Ainda por cima, a Feira do Livro do Porto acabou de abrir no Palácio de Cristal, bem perto do museu. Vou lá e "mato dois coelhos com uma cajadada".

07 setembro, 2019 02:26  

Enviar um comentário