31 outubro 2019

The Feynman Lectures on Physics



O norte-americano Richard Feynman (1918–1988) foi um dos físicos mais influentes do século XX, não só por causa das importantes descobertas que fez, uma das quais (a Eletrodinâmica Quântica) lhe valeu o Prémio Nobel, mas também pela sua capacidade de comunicar e de ensinar. Foi um professor nato, além de ter sido um investigador genial. Muitas das descobertas da Física que estão na origem dos avanços mais recentes da Ciência e da Técnica têm a sua marca. Ainda há poucos dias, a Google anunciou uma proeza extraordinária que nos pode conduzir à realização prática da computação quântica. Pois a computação quântica tem a marca de Feynman. A ressonância magnética nuclear também tem a marca de Feynman. A nanotecnologia também tem a marca de Feynman. A supercondutividade também tem a marca de Feynman. Muitas coisas mais têm a marca de Feynman.

The Feynman Lectures on Physics é uma das bíblias da Física. É a mais lida e a mais consultada de todas as obras sobre Física que se publicaram até hoje. Para dizer a verdade, aliás, esta obra não foi escrita por Feynman, mas sim por Robert B. Leighton e Matthew Sands.

Tendo-se verificado que as aulas de Física dadas no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde ele trabalhava, eram consideradas aborrecidas e desanimadoras, foi cometida a Feynman a tarefa de lecionar um curso básico de Física que fosse estimulante para os alunos dos primeiros anos. Este curso decorreu entre 1961 e 1963 e não foi tão básico assim. Foi antes um curso geral de Física, que abordou os mais diversos campos desta ciência com uma certa profundidade, mas as qualidades didáticas de Richard Feynman fizeram-no dar-lhe uma forma nova e refrescante. Até outros professores do Caltech frequentaram as aulas do seu colega Feynman.

O Caltech gravou em áudio as aulas do curso deste seu notável professor, assim como fez fotografias às fórmulas e aos gráficos que ele foi escrevendo no quadro. Foi a compilação do material assim gravado e fotografado que deu origem à célebre obra The Feynman Lectures on Physics. Como nem todas as aulas tinham sido compiladas na primeira edição da obra, outros capítulos foram sendo acrescentados em edições posteriores, até que no ano 2005 deu-se por concluída toda a compilação com a publicação da chamada Edição Definitiva.

Em 2013, toda a obra The Feynman Lectures on Physics foi colocada gratuitamente na Web (em inglês) e pode ser lida e consultada online por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Agora que as aulas começaram há poucas semanas, é a altura de chamarmos a atenção para este notável trabalho, não só aos estudantes de Física e de Engenharia, mas também a toda e qualquer pessoa que queira aprender Física ou refrescar a memória do que aprendeu e entretanto esqueceu. O curso não é elementar, como já disse, mas mesmo assim é bastante acessível, como se poderá verificar. The Feynman Lectures on Physics está disponível no seguinte site:

http://www.feynmanlectures.caltech.edu/.


Comentários: 4

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

As boas práticas da comunicação
encontaram uma solução para
despertar turmas inteiras
e acabar com as aulas sonolentas

Seria boa ideia
integrar tais processos
na formação continua
dos professores...

31 outubro, 2019 10:40  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

A Física não é exactamente um campo do saber que possa apontar como um dos meus favoritos, mas seguiria o link com todo o prazer se os meus olhos não estivessem incapazes de ler mais do que umas poucas dezenas de frases por dia.

Abraço

31 outubro, 2019 11:07  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Rogério G.V. Pereira, o cientista Richard Feynman era considerado um físico teórico, mas só em teoria, passe o pleonasmo. Como professor, ele socorria-se o mais que podia de exemplos reais, concretos, que permitissem que os seus ensinamentos teóricos e matemáticos fossem assimilados pelos seus alunos. Aqui está uma sua citação:

A visão do mundo dada pela ciência tem o seu valor. Há beleza nas maravilhas do mundo que descobrimos como resultado dessas novas experiências (...) O mundo parece diferente depois de aprender ciência. Por exemplo, as árvores são feitas antes de tudo de ar. Quando se queimam, voltam ao ar e no calor gerado liberta-se o calor do Sol que foi fixado para converter o ar numa árvore, e nas cinzas está o pequeno remanescente da parte que não vem do ar, mas da terra. Estas são coisas bonitas e a ciência está maravilhosamente repleta delas. São inspiradoras e podemos usá-las para estimular outras.

Richard Feynman foi, portanto, um físico teórico, um professor pragmático e um homem apreciador das coisas boas da vida (até demais). Contou a sua esposa que as últimas palavras que ele proferiu no seu leito de morte (morreu de cancro) foram as seguintes:

Detestaria morrer duas vezes. É tão aborrecido!


Maria João Brito de Sousa, lamento imenso o estado em que os seus olhos se encontram. Se pudesse, eu lhe daria um, pois sou estrábico e só vejo com um olho de cada vez. Não desanime, por favor.

Um grande abraço

02 novembro, 2019 02:24  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Estou perfeitamente de acordo com as últimas palavras de Feynman. Já "morri" duas vezes - em 1989 e este ano - e posso confirmar que nenhuma das experiências foi minimamente simpática.

Muito obrigada, Fernando. Não desanimo, mas estou muitíssimo reduzida em termos de leitura e de produção poética.

Abraço

02 novembro, 2019 11:57  

Enviar um comentário