11 dezembro 2019

Selma Fernandes


Selma Fernandes na capa de uma revista

Não há muito que eu possa dizer sobre Selma Fernandes. Praticamente só conheço os belos trabalhos fotográficos que tem publicado nas redes sociais, e pouco mais.

Nestas condições, apenas poderei dizer que Selma Fernandes é angolana, natural e residente em Luanda, mas com raízes familiares no sul de Angola, creio que na província do Namibe. Foi fundadora, juntamente com Adalberto Gourgel, de uma organização de apoio aos albinos angolanos, chamada GVAPAA - Grupo Voluntário de Apoio a Pessoas com Albinismo em Angola. A situação dos albinos em Angola não é tão trágica como em alguns países da África Oriental, mas mesmo assim eles sofrem muita discriminação. A GVAPAA procura dar-lhes apoio, não só em termos de aconselhamento, mas também através da recolha e disponibilização de meios de proteção da pele, como protetores solares, roupas, bonés, etc.

Em 2015, Selma Fernandes sofreu um grave acidente de viação no Cuanza Sul, em que morreu o seu acompanhante Adalberto Gourgel. Conseguiu recuperar dos ferimentos sofridos e refazer a sua vida. Continua ativa nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.




Jovem mumuíla (Foto: Selma Fernandes)


Mucubais (Foto: Selma Fernandes)





Selma Fernandes acarinhando uma criança albina (Foto: Adalberto Gourgel)

Comentários: 3

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Boas Festas Fernando !!!
https://www.youtube.com/watch?v=LJZ9P3BlNs0

Que a sociedade humana se envergonhe do que tem feito ao Planeta Terra, que nos dá guarida sem nos pedir nada em troca !

13 dezembro, 2019 21:37  
Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Bom trabalho, meu caro
não conhecia Selma

14 dezembro, 2019 21:46  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Ricardo Santos, muito obrigado pela música. Não há dúvida de que filha de peixe sabe nadar. Quanto ao Planeta Terra, estou muito pessimista. As notícias que nos chegam do Brasil, por exemplo, são assustadoras. A Amazónia está a ser destruída a um ritmo sem precedentes e multiplicam-se os assassinatos de indígenas.

Rogério G. V. Pereira, quem só vir Selma Fernandes na capa de uma revista, poderá pensar que ela é uma mulher fútil e oca. Nada mais falso. Há mais fotógrafos de qualidade de/em Angola, como o angolano Tonspi ou o búlgaro Kostadin Luchansky, mas acho que Selma Fernandes não lhes fica atrás em nada, absolutamente. Há muita humanidade e muita arte na sua fotografia.

15 dezembro, 2019 02:22  

Enviar um comentário