29 janeiro 2020

Batalha no 6.º Tom


Batalha no 6.º Tom, de António Correia Braga (m. 1704), por Anna Karpenko, no órgão da Grande Igreja de Santiago, na cidade de Haia, Holanda

"Batalha" é o nome de um género musical surgido em Portugal e Espanha, que se tornou popular nos sécs. XVII e XVIII. Embora nem todas as batalhas tenham sido compostas para órgão, o que é facto é que a maior parte delas o foi, procurando tirar partido das características próprias do órgão ibérico. Neste tipo de órgão, tubos horizontais providos de palhetas emitem um som estridente e vibrante, como o de trombetas incitando uns supostos guerreiros a combater numa imaginária batalha. Na gravação que acima se pode escutar, porém, o órgão utilizado não parece possuir este conjunto de tubos. Ainda assim, esta interpretação parece-me digna de ser ouvida.

Como sucede com muitos outros compositores portugueses de música antiga, muito pouco se sabe sobre o autor desta batalha. Sabe-se apenas que António Correia Braga estava ativo na cidade de Braga em 1695, ano em que terá composto esta obra, e morreu em 1704. A Batalha no 6.º Tom, aliás, é a única composição de sua autoria que chegou até aos nossos dias.

Comentários: 0

Enviar um comentário