Sonata para Piano N.º 14 em dó sustenido menor, Op. 27, N.º 2 ("Ao Luar"), de Ludwig van Beethoven (1770–1827), pelo pianista chileno Claudio Arrau (1903–1991)
Com esta obra maravilhosa, Beethoven subverteu, de certo modo, o conceito de sonata. Tradicionalmente, uma sonata tem três andamentos e o andamento lento costuma ser o segundo. O terceiro andamento, pelo contrário, costuma ser rápido, para que a sonata termine em apoteose. Na sonata "Ao Luar", Beethoven escreveu o andamento lento em primeiro lugar, e não em segundo. O resultado é maravilhoso, como se ouve.
Uma palavra se deve dirigir ao pianista chileno Claudio Arrau. Não faltaram, nem faltam, excelentes pianistas (Maria João Pires, Evgueni Kissin, Sequeira Costa, Artur Rubinstein, Marta Argerich, Lang Lang, Nelson Freire, Wilhelm Kempf, Arturo Benedetti Michelangeli e outros mais), mas Claudio Arrau conta-se entre os mais excelentes de entre os excelentes. Pode haver quem iguale Cladio Arrau, mas não há quem o supere.
Comentários: 3
Uma das peças mais bonitas de Beethoven !
Com esta obra maravilhosa, Beethoven subverteu, de certo modo, o conceito de sonata. Tradicionalmente, uma sonata tem três andamentos e o andamento lento costuma ser o segundo. O terceiro andamento, pelo contrário, costuma ser rápido, para que a sonata termine em apoteose. Na sonata "Ao Luar", Beethoven escreveu o andamento lento em primeiro lugar, e não em segundo. O resultado é maravilhoso, como se ouve.
Uma palavra se deve dirigir ao pianista chileno Claudio Arrau. Não faltaram, nem faltam, excelentes pianistas (Maria João Pires, Evgueni Kissin, Sequeira Costa, Artur Rubinstein, Marta Argerich, Lang Lang, Nelson Freire, Wilhelm Kempf, Arturo Benedetti Michelangeli e outros mais), mas Claudio Arrau conta-se entre os mais excelentes de entre os excelentes. Pode haver quem iguale Cladio Arrau, mas não há quem o supere.
Muito obrigado por tão completa resposta, Fernando!!!
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