Vista de Gouveia, 1964, óleo sobre madeira
de Clementina Carneiro de Moura (1898–1992), Museu Abel Manta, Gouveia, Portugal
Clementina Carneiro de Moura foi uma pintora modernista portuguesa nascida e falecida em Lisboa. Formou-se em Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluna de Columbano Bordalo Pinheiro e de Sarah Afonso. Casou-se com o pintor Abel Manta, com quem teve um filho, João Abel Manta, que também foi artista plástico. Clementina Carneiro de Moura foi professora do ensino secundário durante muitos anos e fez uma aturada investigação sobre a produção artesanal de rendas, bordados e colchas em Portugal.
Comentários: 4
Moura, pintora
artesã
da colcha
amada do Manta
exposta no museu
que era o seu
o que eu fiquei a saber...
Filho de peixe sabe nadar e João Abel Manta era filho de dois peixes, um peixe mãe e um peixe pai. Graças aos seus cartazes e cartoons de apoio ao 25 de Abril e ao MFA, profusamente divulgados logo a seguir à Revolução dos Cravos, João Abel Manta tornou-se muito mais conhecido do que os seus progenitores. De Abel Manta (pai) já falei há alguns anos; agora falo da mãe, Clementina Carneiro de Moura.
Um abraço e votos de muito ânimo
Andei a ver algumas pinturas da artista, pouco conhecida para os menos entendidos e gostei bastante !
Pois é, Ricardo. O facto de ser pouco conhecida não significa que seja pior. A fama (ou a falta dela, neste caso) tem destas coisas.
Enviar um comentário