05 outubro 2020

Clementina Carneiro de Moura


Vista de Gouveia, 1964, óleo sobre madeira de Clementina Carneiro de Moura (1898–1992), Museu Abel Manta, Gouveia, Portugal

Clementina Carneiro de Moura foi uma pintora modernista portuguesa nascida e falecida em Lisboa. Formou-se em Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluna de Columbano Bordalo Pinheiro e de Sarah Afonso. Casou-se com o pintor Abel Manta, com quem teve um filho, João Abel Manta, que também foi artista plástico. Clementina Carneiro de Moura foi professora do ensino secundário durante muitos anos e fez uma aturada investigação sobre a produção artesanal de rendas, bordados e colchas em Portugal.

Comentários: 4

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Moura, pintora
artesã
da colcha
amada do Manta
exposta no museu
que era o seu

o que eu fiquei a saber...

05 outubro, 2020 10:22  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Filho de peixe sabe nadar e João Abel Manta era filho de dois peixes, um peixe mãe e um peixe pai. Graças aos seus cartazes e cartoons de apoio ao 25 de Abril e ao MFA, profusamente divulgados logo a seguir à Revolução dos Cravos, João Abel Manta tornou-se muito mais conhecido do que os seus progenitores. De Abel Manta (pai) já falei há alguns anos; agora falo da mãe, Clementina Carneiro de Moura.

Um abraço e votos de muito ânimo

06 outubro, 2020 03:18  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Andei a ver algumas pinturas da artista, pouco conhecida para os menos entendidos e gostei bastante !

14 outubro, 2020 22:04  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Pois é, Ricardo. O facto de ser pouco conhecida não significa que seja pior. A fama (ou a falta dela, neste caso) tem destas coisas.

18 outubro, 2020 00:40  

Enviar um comentário