22 outubro 2020

Onde estão os bandidos?


The Knight Errant, 1870, óleo sobre tela de John Everett Millais (18291896), Tate Gallery, Inglaterra, Reino Unido

O quadro que aqui se reproduz é uma representação romantizada de uma das figuras mais marcantes da literatura medieval europeia, em geral, e portuguesa, em particular. É a figura do cavaleiro andante, um cavaleiro que andaria de terra em terra a combater os opressores e a defender a honra das damas.

Talvez o exemplo mais marcante de literatura cavaleiresca europeia é o do "Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda", que é um conjunto de escritos que se foram somando ao longo da Idade Média desde por volta do séc. IX, na Grã-Bretanha. Em Portugal, também se escreveram vários romances cavaleirescos, nomeadamente "Os Doze de Inglaterra", cujas façanhas Luís de Camões refere em "Os Lusíadas", "Amadis de Gaula", de autor anónimo português e reescrito e publicado em castelhano no séc. XVI, "Palmeirim de Inglaterra", escrito por Francisco de Morais, também no séc. XVI, etc. Diz-se que o infante D. Pedro, filho do rei D. João I e homem viajado pelas sete partidas, terá sido ele mesmo um cavaleiro andante também.

Deixemos a literatura e concentremo-nos agora no quadro. O que vemos nele? Vemos um garboso cavaleiro de armadura vestida, cortando com a sua espada as amarras que prendem uma formosa donzela a uma árvore. Vemos a roupa dela a seus pés, algumas árvores ao fundo e a lua em quarto crescente no canto superior esquerdo.

Se clicarmos na imagem, com vista a ampliá-la, poderemos reparar que a espada do cavaleiro está suja de sangue. O sangue é de quem? Será por certo de um bandido, que prendeu a donzela à árvore e que o cavaleiro matou. Onde está o bandido? Está no quadro também, estendido no chão. Na verdade, está um bandido estendido no chão e estão mais dois bandidos em fuga.

Isto agora já parece um passatempo do tipo "Onde está Wally?". Neste caso, a pergunta é: onde estão os bandidos? Alguém consegue localizá-los? Deixo uma dica: os bandidos em fuga e o bandido morto estão no quadrante superior direito do quadro.

Comentários: 8

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Com estes meus encataratados olhos, tudo o que vou conseguindo distinguir é a donzela e o garboso cavaleiro...

Abraço, Fernando.

22 outubro, 2020 10:15  
Blogger Isabel escreveu...

Consigo ver bem. Mas não tinha reparado em nenhum, antes da sua referência.

Um bom fim-de-semana:))

22 outubro, 2020 18:34  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Os bandidos não são fáceis de encontrar mas, assim que se encontram, veem-se razoavelmente bem.

No meu texto, eu tencionava evocar o "cavaleiro da triste figura", D. Quixote de la Mancha, mas depois esqueci-me. Evoco agora, lembrando que a principal personagem da obra-prima de Miguel de Cervantes ficou mentalmente perturbado por ter lido demasiados romances de cavalaria...

23 outubro, 2020 01:15  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Não os consigo mesmo vislumbrar com estas impiedosas cataratas...

Espero nunca ficar mentalmente perturbada por escrever demasiados sonetos :)

Abraço!

23 outubro, 2020 11:08  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A Maria João tem escrito muitos sonetos ultimamente, mas eles são tão bons que nunca são demasiados. Leio-os todos.

Para ajudá-la a vislumbrar os bandidos no quadro, assinalei-os aqui e individualizei-os aqui e aqui. Agora já consegue saber onde eles estão?

23 outubro, 2020 21:11  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Conseguem ver-se sim, lá mesmo no canto superior direito, dois bandidos a correrem !

23 outubro, 2020 22:10  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Ricardo, veem-se dois bandidos a correr no canto superior direito do quadro e um bandido estendido no chão junto à borda direita, mais ou menos à altura do ombro do cavaleiro. O que terá levado o pintor a representar os bandidos de uma forma tão discreta? É estranho.

24 outubro, 2020 01:44  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Talvez o pintor não quisesse evidenciar os dois ladrões a fugir, e limitou-se a colocá-los num canto, colocando no centro a imagem do resgate da rapariga !

25 outubro, 2020 18:20  

Enviar um comentário