11 agosto 2021

O Inquisidor


O Inquisidor, óleo sobre madeira de Diogo de Macedo (1889–1959), 1922, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal

O autor do quadro representado acima foi, sobretudo, um escultor, e dos maiores em Portugal: Diogo de Macedo.

Eu não sei o que é que há em Vila Nova de Gaia, que faça com que alguns dos maiores escultores portugueses tenham nascido lá. Diogo de Macedo também nasceu em Vila Nova de Gaia. Estudou escultura no Porto e também em Paris, onde viveu vários anos. Produziu muitas e diversificadas obras escultóricas, algumas das quais estão em museus, outras pertencem a coleções particulares e outras ainda estão em espaços públicos. As mais conhecidas das suas obras em espaços públicos talvez sejam as esculturas que se encontram na fonte luminosa da Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa.

Depois que a sua primeira esposa faleceu, Diogo de Macedo deixou de esculpir, mas continuou sempre a promover a arte na organização de exposições, publicação de livros, escrita de artigos em jornais e revistas, realização de conferências, etc. Foi também diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, Lisboa, até à sua morte.

Comentários: 3

Blogger Clara escreveu...


Pois, de facto o próprio Soares dos Reis nasceu em V.N. de Gaia. 😊

Estive a ver os pormenores da tela e o meu primeiro olhar foi para as mãos. Ia à procura do anel episcopal... e lá o encontrei no seu dedo anelar da mão esquerda. E foi isto que me deixou confusa!
Então não deveria ser na mão direita?

Deixo consigo um abraço e esta dúvida
(^^)

12 agosto, 2021 01:28  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Fernando vir aqui faz parte da minha volta pela Blogoesfera. Aqui os temas são sempre interessantes e aprendemos sempre mais um pouco da cultura portuguesa, a todos os níveis.
Do quadro, não gostei muito, mas aprendi do que li !
Obrigado

Clara
Possivelmente a pessoa era "sinistra" :), ou preferiria ter o anel na mão esquerda !

12 agosto, 2021 23:16  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Prezada Clara,

Confesso que não sei nada sobre as regras que ditam se o anel episcopal deve ser usado na mão direita ou na mão esquerda. Na volta, o Diogo de Macedo era canhoto e pintou o anel na mão esquerda por causa disso...

Além de Soares dos Reis e de Diogo de Macedo, houve pelo menos mais um grande escultor, dos maiores que houve em Portugal, que nasceu em Vila Nova de Gaia. Refiro-me a Teixeira Lopes. E estou convencido de que, se me der ao trabalho de pesquisar na internet, ainda encontrarei mais.


Caro Ricardo,

Não admira que não tenha gostado do quadro. A personagem representada é de facto sinistra, como muito bem diz, e não é por causa do anel na mão "sinistra", como os italianos chamam à mão esquerda.

A mim, o quadro impressiona-me muito, porque a figura representada se mostra ao mesmo tempo majestática e farisaica. É a figura de alguém investido de um poder absoluto, que é um poder de vida ou de morte sobre qualquer pessoa, e que acha que é detentor da verdade total e definitiva sobre Deus e sobre o universo, não admitindo contestação alguma. É uma personagem eminentemente maléfica. A representação que dela fez Diogo de Macedo parece-me magistral.

14 agosto, 2021 02:30  

Enviar um comentário