18 setembro 2021

Os prémios Ig Nobel de 2021


(Foto de autor desconhecido)

Como é sabido, todos os anos é atribuído o Prémio Nobel, que tem por finalidade premiar os melhores trabalhos feitos em diversos campos da Ciência, da Economia, da Literatura e da Paz.

Menos conhecido do que o Prémio Nobel é o Prémio Ig Nobel, que também é anual e é promovido pela revista científica norte-americana Annals of Improbable Research. Apesar do seu nome ter sido inspirado na palavra ignóbil, o Prémio Ig Nobel não é necessariamente um anti-Nobel, que premeie os piores trabalhos científicos. O que ele é, é um prémio destinado a galardoar os trabalhos mais insólitos e divertidos. A intenção do Prémio Ig Nobel não é castigar, mas sim dar umas boas gargalhadas. É um prémio que distingue os trabalhos que primeiro fazem rir e depois fazem pensar.

Segue-se a lista dos prémios Ig Nobel atribuídos neste ano de 2021.


PRÉMIO IG NOBEL DA BIOLOGIA

Uma equipa de investigadores da Suécia analizou as diversas formas de comunicação dos gatos (miau, ronrom, fffffff, etc.) e a sua compreensão ou não pelos humanos. Susanne Schötz, da Universidade de Lund, que é membro da equipa, afirmou que, quando querem comida, os gatos fazem um miado que se torna mais agudo no final, mas se se sentirem angustiados (como quando são levados ao veterinário, por exemplo), fazem um miado que se torna mais grave no final. Susanne Schötz deu a ouvir gravações de vocalizações de gatos a um grupo de 30 pessoas e descobriu que os humanos, em geral, adivinham as intenções dos gatos. Como facilmente se compreende, as pessoas que têm gatos são as que mais facilmente adivinham o que eles querem comunicar.

PRÉMIO IG NOBEL DA ECOLOGIA

Uma equipa de Espanha e do Irão fez uma análise genética das diferentes espécies de bactérias que estão presentes em bocados de chiclete usado e deitado fora, e que fica colado ao pavimento em diversos países.

PRÉMIO IG NOBEL DA QUÍMICA

Investigadores da Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Grécia, Chipre e Áustria fizeram uma análise química do ar existente no interior de salas de cinema, para saber se os odores produzidos pelo público assistente são capazes de indicar os níveis de violência, sexo, comportamento antissocial, uso de drogas e linguagem ordinária contidos nos filmes.

PRÉMIO IG NOBEL DA ECONOMIA

Pavlo Blavatskyy descobriu que a obesidade dos políticos de um país pode ser um bom indicador do nível de corrupção existente nesse país.

PRÉMIO IG NOBEL DA MEDICINA

Uma equipa da Alemanha, Turquia e Reino Unido descobriu que o orgasmo pode ser um bom descongestionador nasal, mas o seu efeito só dura uma hora.

PRÉMIO IG NOBEL DA PAZ

Uma equipa de investigadores dos Estados Unidos testou a hipótese de a espécie humana ter desenvolvido o crescimento de barba nos homens, para que estes se protegessem de murros na cara.

PRÉMIO IG NOBEL DA FÍSICA

Uma equipa da Holanda, Itália, Taiwan e Estados Unidos fez experiências para tentar descobrir porque é que as pessoas numa multidão não chocam constantemente entre si.

PRÉMIO IG NOBEL DA CINEMÁTICA

Investigadores do Japão, Suíça e Itália fizeram experiências para saber porque é que há pessoas na rua que chocam por vezes com outras pessoas. Concluíram que isso se deve em boa parte ao uso de telemóveis.

PRÉMIO IG NOBEL DA ENTOMOLOGIA

Uma equipa de investigadores dos Estados Unidos publicou um estudo sobre um novo método de controlar as baratas nos submarinos, porque o inseticida que era usado deixava a tripulação mal disposta.

PRÉMIO IG NOBEL DOS TRANSPORTES

Uma equipa da Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos fez experiências para saber se era mais seguro transportar rinocerontes pelo ar, de cabeça para baixo. Descobriu-se que é.

Comentários: 7

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Uma delícia, estes Ig Nobel, Fernando!

Talvez um dia me candidate ao da comunicação com os Felis silvestris catus, rsrsrs... afinal, há sessenta e oito anos que comunico diariamente com eles :)

E a seguir, candidato-me ao da entomologia pois descobri que o velho Sonasol verde é o mais rápido e eficaz dos desinfestadores de baratas.

Um abraço!

18 setembro, 2021 10:22  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

O Sonasol verde desinfesta baratas?! Nunca ouvi dizer tal. E tem que ser verde? Não pode ser de outra cor?

Eu nunca imaginei que nos submarinos também pudesse haver baratas! São terríveis, esses insetos; resistem a quase tudo. Dizem que até conseguem sobreviver a uma explosão nuclear.

Ainda mais resistentes do que as baratas são os tardígrados, que são uns bichinhos microscópicos que sobrevivem à água a ferver, a radiações que matariam qualquer outro animal, a pressões extremas que nenhum outro ser vivo suportaria, e alguns resistem, mesmo, ao vácuo existente no espaço sideral! Nem as baratas resistem tanto como eles. Há uma descrição dos tardígrados nesta página da Wikipedia.

20 setembro, 2021 02:11  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Vou pesquisar mais sibre estes Prémios IG.
Precisamos rir !
Obrigado Fernando

20 setembro, 2021 12:32  
Blogger NAMIBIANO FERREIRA escreveu...

Fernando, confesso que o objectivo dos prémios é, de facto, dar umas Boas gargalhadas. Esse foi o meu estudo... espero pois fazer parte da lista no próximo ano, risos. Achei interessante!

20 setembro, 2021 14:36  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu acho que quem se lembrou de transportar os rinocerontes de cabeça para baixo devia receber o prémio Nobel propriamente dito. Os bicharocos devem ficar tão aparvalhados por se verem nessa posição, que nem se devem mexer...

22 setembro, 2021 02:05  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Simpatizo bem mais com os tardígrados do que com as baratas, Fernando; ainda que tenha a casa infestada deles, nunca os verei. No entanto, quando houve obras no terceiro andar e as Periplanetas americanas resolveram "colonizar" a minha casita, vi-as claramente vistas e tive de usar todo o meu autocontrole para não bater em retirada, gritando que nem uma "dondoca"...

A minha gata Mistral não se mostrou muito interessada em eliminar a praga e tive de ser eu a fazê-lo. Lembrei-me de que o Sonasol verde continha forte concentração de amónia, substância que não é muito recomendável para banhos de imersão pois causa asfixia e queimaduras gravíssimas. Experimentei e obtive resultados tão espectaculares que eu própria me espantei.

Este ano, durante todo o Verão, não vi nem sombra de baratas.

Aconselhei-o a uma amiga que não obteve os mesmos resultados, mas talvez ela não tenha seguido todos os meus passos. Eu despejei um cálice do dito produto sobre cada uma das insalubres invasoras...

Abraço!

23 setembro, 2021 14:26  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Obrigado pela explicação, Maria João. Sempre a aprender.

Aqui em minha casa não tenho baratas, mas de vez em quando aparece uma ou outra centopeia. Ainda ontem vi uma, que me escapou. Deve estar escondida por aí... Felizmente as centopeias são muito sensíveis aos inseticidas. Morrem logo.

24 setembro, 2021 02:14  

Enviar um comentário