01 março 2022

O Mamma, Mamma Cara, aliás O Carnaval de Veneza, aliás O Meu Chapéu Tem Três Bicos


O meu chapéu tem três bicos, versão portuguesa da canção popular napolitana O mamma, mamma cara

No princípio, havia uma canção napolitana chamada "O Mamma, Mamma Cara". Um dia, o violinista e compositor italiano Niccolò Paganini pegou nela e escreveu vinte variações sobre ela. O êxito alcançado foi tal, que vários outros compositores escreveram novas variações e a canção acabou por se espalhar pela Europa. Foi adotada por vários povos, entre os quais o de Portugal, como uma canção infantil chamada "O meu chapéu tem três bicos" em português, "My Hat, It Has Three Corners" em inglês, "Mein Hut, der hat drei Ecken" em alemão ou "Min hatt, den har tre kanter" em sueco.


O Carnaval de Veneza, vinte variações sobre o tema napolitano O mamma, mamma cara, de Niccolò Paganini (1782–1840), por Salvatore Accardo e uma orquestra não identificada

Variaciones sobre El Carnaval de Venecia, de Francisco Tárrega (1852–1909), por Marko Topchii

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Conheço a versão portuguesa desde que me lembro de ser eu, mas desconhecia-lhe completamente a origem...

Obrigada, Fernando!

Um abraço

01 março, 2022 09:40  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

A origem Fernando desta canção e as versões de Niccolò Paganini e de Francisco Tárrega são lindíssimas !!!
Obrigado Fernando
Abraço

01 março, 2022 20:45  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A minha falecida mãe cantava frequentemente este tema, que faz parte das minhas recordações da infância.

02 março, 2022 02:24  

Enviar um comentário