14 maio 2022

Arpa Eolea, de Cláudio Carneyro


Arpa Eolea, peça musical para piano escrita em 1948 pelo compositor português Cláudio Carneyro (1895–1963), numa interpretação pela pianista, também portuguesa, Catarina Real Oliveira

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Desconhecia tanto o instrumento, quanto a instrumentista e o músico compositor.

Não há limites para o que eu desconheço... :)

Abraço!

14 maio, 2022 11:46  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

O título desta peça de Cládio Carneyro refere-se a uma harpa eólica, que é um instrumento de cordas destinado a ser "tocado" aleatoriamente pelo vento. A harpa eólica é um instrumento de cordas expostas ao vento, com o comprimento e a espessura correspondentes às notas e ao timbre que se pretende que elas emitam, esticadas numa estrutura de ferro, madeira, etc. A harpa eólica pode tomar as formas todas que se quiser (https://www.youtube.com/watch?v=CtzSm76ppS4) e pode ser até uma harpa normal colocada no meio de um campo (https://www.youtube.com/watch?v=M8ThB4uCYp4).

Na obra Arpa Eolea, parece-me que Cláudio Carneyro pretendeu exprimir mais o som do vento assobiando através de uma fresta, por exemplo, do que o de uma verdadeira harpa eólica. A pianista Catarina Real Oliveira (que eu não conhecia) consegue trasnmitir-nos a fluidez do som do vento, tal como o compositor certamente quereria. Mostra ser uma excelente pianista.

Cládio Carneyro foi um compositor que nasceu no Porto e no Porto passou praticamente toda a sua vida. Mesmo na sua cidade natal ele é muito pouco conhecido. Foi um compositor que procurou seguir as novas correntes musicais que foram surgindo na sua época, de que a peça Arpa Eolea é um exemplo. A sua obra mais famosa é uma suite sinfónica chamada Portugalesas, baseada em melodias populares portuguesas, como "Senhora do Almortão".

14 maio, 2022 17:45  

Enviar um comentário