19 agosto 2022

Uma "batalha" musical


Batalha do 5º Tom, de Frei Diogo da Conceição, compositor e organista português que viveu em Braga no séc. XVII, pelo organista mexicano Heriberto Raymundo Moreno Baeza

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Surpreendente "batalha" musical!

Um abraço!

19 agosto, 2022 15:12  
Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Fui convidado,
infelizmente
não pude estar presente

https://youtu.be/GO_q824JFp0

Bela batalha, esta

20 agosto, 2022 00:10  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Maria João,
Creio que, no séc. XVI ou XVII, um compositor francês terá escrito uma peça para órgão a que deu o nome de Bataille. Esta peça foi muito popular na época, mas a coisa teria ficado por ali se os órgãos da Península Ibérica não fossem diferentes dos restantes, como de facto são. O que distingue os órgãos de Portugal, Espanha e respetivas ex-colónias é um conjunto de tubos dispostos horizontalmente e com o formato de trombeta, além dos tubos verticais que são comuns a todos os órgãos do mundo. Os tubos em forma de trombeta produzem um som vibrante e intenso, que se presta às mil maravilhas para a música de caráter épico e empolgante. Deste modo, em Portugal e também em Espanha continuaram a ser compostas "batalhas" (de que a presente peça é um exemplo) que tiram especial partido dessas "trombetas". Embora os órgãos costumem estar em igrejas, estas "batalhas" não têm nada de religioso; são música profana, do mais profano que há. O órgão que se ouve neste vídeo parece pertencer à Catedral da Cidade do México, a fazer fé nas imagens que acompanham a música. É, portanto, um órgão de tipo ibérico, pois o México foi colónia da Espanha, dotado das referidas "trombetas". Estas "trombetas" mexicanas são perfeitamente audíveis desde o início da peça.

Caro Rogério,
Muito gostaria eu de me sentir mergulhado no som produzido pelos seis órgãos à minha volta, mas nunca tive essa oportunidade. O que ouvi em Mafra, foram os carrilhões, cujo som ecoava por montes e vales. Há um relato apócrifo segundo o qual o rei D. João V teria pedido o orçamento de um órgão para o convento de Mafra. Quando lhe disseram quanto era que esse órgão iria custar, o D. João V teria exclamado: «Tão barato? Quero seis!» E os seis órgãos lá estão. Enfim, são histórias que se contam sem qualquer validade histórica.

22 agosto, 2022 02:07  

Enviar um comentário