16 agosto 2023

Sports et Divertissements


Sports et Divertissements, um conjunto de 21 miniaturas musicais para piano de Erik Satie (1866–1925), que acompanham 20 ilustrações de Charles Martin (1884–1934) e ainda um prefácio. Interpretação do pianista armeno-espanhol Rubén Yessayan

Sports et Divertissements é um conjunto de 21 peças miniaturais para piano escritas pelo excêntrico compositor francês Erik Satie, para acompanharem 20 ilustrações feitas pelo artista plástico Charles Martin, também francês. A 21.ª peça de Satie, que de facto é a primeira e surge apresentada como prefácio, é o chamado "Choral Inappétissant", uma peça propositadamente amarga e aborrecida, que Erik Satie dedicou a todos os que não gostavam dele…

As ilustrações de Charles Martin e as correspondentes partituras de Erik Satie (cuidadosamente manuscritas pelo próprio compositor) deveriam ser publicadas conjuntamente em forma de livro, a ser intitulado, precisamente, Sports et Divertissements. Ora tudo isto aconteceu em 1914, ano em que teve início a 1.ª Guerra Mundial, e a publicação do livro não se concretizou.

Terminada a guerra, renasceu a ideia da publicação do livro. Se, por um lado, as composições de Satie não sofreram qualquer alteração, permanecendo as que ele tinha escrito em 1914, as ilustrações originais de Charles Martin foram substituídas por outras do mesmo autor, mais de acordo com a estética dos chamados "loucos anos 20", que era uma estética mais cubista. O livro foi finalmente publicado em 1923, há precisamente cem anos.

O vídeo aqui apresentado mostra os desenhos de Charles Martin acompanhados da correspondente música de Erik Satie, assim como das palavras que o próprio compositor escreveu nas suas partituras, em jeito de descrição, traduzidas do francês para castelhano. Aparentemente, a tradução é muito aceitável.

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Um conjunto de pequeninas delícias, incluindo o Choral Inapétissant.

Um abraço!

16 agosto, 2023 14:35  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Seja bem reaparecida, Maria João. Espero que já esteja melhor.

Eu travei conhecimento com a música de Erik Satie por volta de 1970. Esta música foi então uma absoluta novidade para mim. Nunca tinha ouvido nada assim e fiquei maravilhado com as estranhas e, no entanto, belíssimas melodias contidas, sobretudo, nas Gnossiennes e nas Gymnopédies.

Diz-se que Erik Satie foi um compositor que passou ao lado de uma brilhante carreira, por causa do seu temperamento extremamente reservado e até misantropo. É pena, porque a sua música reflete um enorme talento, que ele esbanjou em pequenas peças, quase todas para piano, algumas das quais tão simples que quase qualquer criança as poderia interpertar.

Quando fui mobilizado para a Guerra Colonial, fiz questão em levar música de Erik Satie comigo, para ouvir em Angola juntamente com muita outra, tal como as Cantigas do Maio, de Zeca Afonso. Comprei uma cassete áudio pré-gravada com música de Satie, interpretada por um pianista chamado Jean-Joël Barbier. As miniaturais peças Sports et Divertissements, aqui apresentadas, também faziam parte da cassete. De entre as outras peças que constavam da cassete, permito-me destacar estas:

- Gnossienne N.º 1 - https://www.youtube.com/watch?v=eoAxHglhadM;

- Gymnopédie N.º 2 - https://www.youtube.com/watch?v=T8j4tcRDlcw;

- Je Te Veux - https://www.youtube.com/watch?v=gTPDoAB816c;

- Le Piccadilly - https://www.youtube.com/watch?v=W9dEBdf_eP0.

17 agosto, 2023 02:23  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Muito obrigada, Fernando. Acabo de visitar o primeiro dos links - Gnossiene - e vou agora entrar no Gymnopédie.

Não estou ainda como gostaria, mas já consigo escrever qualquer coisa, ainda que só um poemazito ou dois por semana...

Abraço!

18 agosto, 2023 13:42  

Enviar um comentário