Gregório Lopes
Casamento de Nossa Senhora, c. 1527, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (clicar na imagem para ampliá-la)
Visitação, c. 1527, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (clicar na imagem para ampliá-la)
Fuga para o Egito, c. 1527, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (clicar na imagem para ampliá-la)
Martírio de S. Sebastião, 1536–1538, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (clicar na imagem para ampliá-la)
A Virgem, o Menino e Anjos num Jardim, 1536–1538, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (clicar na imagem para ampliá-la)
Degolação de S. João Batista, 1538–1539, óleo sobre madeira de Gregório Lopes (c. 1490–1550). Igreja de S. João Batista, Tomar (clicar na imagem para ampliá-la)
Gregório Lopes foi um dos maiores pintores de sempre em Portugal. Não se conhecem o local nem a data exata do seu nascimento. O que se sabe é que Gregório Lopes deve ter começado por exercer a sua atividade em Lisboa, na oficina de outro grande vulto da pintura portuguesa, que foi Jorge Afonso, pintor régio de D. Manuel I. Após o falecimento de Jorge Afonso, Gregório Lopes sucedeu-lhe no cargo. A riqueza da decoração, a valorização do desenho e a importância dada à composição das personagens são algumas das características reconhecidas na obra de Gregório Lopes.
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