Santa-Rita Pintor
Cabeça, óleo sobre tela de Guilherme de Santa-Rita (1889–1918), c. 1910. Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa
Clicar na imagem para ampliá-la
De seu nome completo Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita, o pintor futurista Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor) nasceu em Lisboa em 1889. Estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, após o que seguiu como bolseiro para Paris, onde entrou em contacto com as correntes modernistas que então fervilhavam na capital francesa. Foi amigo de Mário de Sá-Carneiro, admirador confesso de Pablo Picasso e aderiu à corrente futurista preconizada pelo escritor italiano Marinetti.
De volta a Portugal em 1914, Santa-Rita envolveu-se numa série de ações que visavam a promoção do futurismo, juntamente com José de Almada Negreiros e outros, que entraram em choque com a conservadora intelectualidade portuguesa da época.
Santa-Rita Pintor faleceu em Lisboa em 1918, com 28 anos de idade, vítima de uma tuberculose pulmonar, mas antes já tinha ordenado que a sua obra morresse com ele. A sua família cumpriu esta exigência e a obra de Guilherme de Santa-Rita foi quase completamente destruída. A Cabeça cubo-futurista acima reproduzida é a mais representativa das pouquíssimas peças que escaparam à destruição.
Comentários: 0
Enviar um comentário