28 julho 2024

A Vénus de Willendorf


Quatro perspetivas da escultura pré-histórica denominada "Vénus de Willendorf" (Fotos: Bjørn Christian Tørrissen)
(Clicar na imagem para ampliá-la)

A chamada "Vénus de Willendorf" é uma pequena escultura pré-histórica de calcário oolítico e tingida com ocre, que representa uma mulher. Foi encontrada em 1908, perto da aldeia austríaca de Willendorf, nas margens do rio Danúbio, algumas dezenas de quilómetros a montante de Viena. Calcula-se que esta estatueta tenha sido esculpida há cerca de 29 500 anos.

A "Vénus de Willendorf" não será a mais antiga, mas é sem dúvida a mais famosa de todas as esculturas femininas do Paleolítico Superior, das cerca de duzentas que já foram encontradas até agora na Europa e na Sibéria. Esta "Vénus" encontra-se em Viena, mas não está num museu de arte. Está no Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum), que fica situado mesmo em frente ao Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum), que é o museu onde ela deveria estar. Acharão os responsáveis austríacos que uma escultura pré‑histórica não é arte?

Além do seu enorme valor artístico (que é inegável, apesar da sua rusticidade), a "Vénus de Willendorf" contém em si alguns enigmas. Desde logo, a matéria em que foi esculpida. Enquanto muitas das outras "Vénus" pré-históricas foram esculpidas em marfim, argila ou osso, a "Vénus de Willendorf" foi esculpida em calcário oolítico, que é uma rocha que não existe em Willendorf. A escultura deve ter sido trazida de um outro lugar, onde existia esse tipo de calcário, mas não se sabe ao certo de onde, nem porquê. Há quem pense que ela pode ter sido trazida do norte de Itália.

Outro enigma é a sua cabeça, quase toda coberta por algo que parece ser um penteado, ou então por uma espécie de coifa. Seja o que for que esta "Vénus" tenha na cabeça, a verdade é que ela está destituída de feições; o seu rosto não está representado. O que também não está representado são os seus pés.

A forma exagerada como alguns aspetos da sua anatomia se encontram esculpidos sugere que ela talvez represente uma qualquer deusa da fertilidade, ou então que retrate uma chefe de clã, por exemplo. Há indícios da existência de matriarcado em sociedades europeias pré-históricas e esta "Vénus" poderia representar uma matriarca. Também há quem sugira que esta escultura possa ter sido feita por uma mulher, que se quis representar a si própria. Como poderemos saber ao certo? Infelizmente, quem nos poderia dizer porquê e para quê foi feita esta obra de arte paleolítica já morreu há milhares de anos. Agora só podemos tentar adivinhar.

Comentários: 0

Enviar um comentário