24 dezembro 2024

O Quebra-Nozes


Alguns quebra-nozes (Foto: Raul654)

Surgiu na Alemanha, em finais do séc. XVII, a tradição do fabrico de quebra-nozes com a forma de bonecos, a mais das vezes imitando soldados de brinquedo. O bailado O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, tem por base esta tradição, que da Alemanha se estendeu à Rússia e a outros países do centro e leste da Europa. A história que este bailado nos conta baseia-se na versão de Alexandre Dumas de um conto infantil da autoria de E. T. A. Hoffmann, intitulado O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos. O bailado, porém, conta uma versão simplificada e aligeirada do original, não lhe correspondendo totalmente. A história começa mais ou menos assim:

Numa Noite de Natal, uma menina, chamada Clara, e os seus irmãos recebem diversas prendas. O seu padrinho, que é relojoeiro e inventor, oferece-lhes um relógio em forma de castelo, com bonecos mecânicos movendo‑se lá dentro.

Depois de os seus irmãos se terem cansado de brincar com os bonecos, a menina repara num quebra-nozes e pergunta de quem é. O seu pai responde que é de todos. Os irmãos pegam no quebra-nozes e usam-no para partir nozes. A dado momento, um deles tenta partir uma noz demasiado grande e dura, e a maxila do quebra-nozes parte-se. A menina, desgostosa, tenta reparar o quebra-nozes com uma tira de pano retirada do seu vestido.

Chegada a hora de irem para a cama, as crianças guardam os seus presentes no armário dos brinquedos. A menina pede para ficar um pouco mais com o quebra-nozes e diz que o relojoeiro irá consertá-lo. Assim que ela diz isto, o quebra-nozes ganha vida.

O relógio dá as horas e começam a surgir ratos, incluindo o Rei dos Ratos. Os bonecos que estão no armário dos brinquedos ganham vida também e o quebra-nozes decide comandá-los para combater os ratos...


O bailado O Quebra-Nozes é composto dos seguintes andamentos:
— Abertura;

— Decoração e iluminação da árvore de Natal;

— Marcha;

— Galope das crianças e entrada dos progenitores;

— Cena de dança;

— Cena e dança do avô;

— Partida dos convidados, noite;

— A batalha;

— Uma floresta de abetos no inverno;

— Valsa dos flocos de neve;

— (Intervalo);

— O palácio encantado de Confiturenburg;

— Chegada do Quebra-Nozes e de Clara;

— Chocolate: dança espanhola;

— Café: dança árabe;

— Chá: dança chinesa;

Trepak (dança tradicional): dança russa;

— Dança das pimpinelas (uma espécie de frutos);

— Mãe Gigogne e os palhaços;

— Valsa das flores;

Pas de deux;

— Valsa final e apoteose.


Bailado O Quebra-Nozes, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840–1893), pela Companhia de Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, que executa uma coreografia de Valery Kovtun, e a Orquestra e Coro da Ópera Nacional da Ucrânia, sob a direção de Oleksiy Baklan

Comentários: 1

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Esplêndido Quebra Nozes!

Feliz Natal, Fernando!

24 dezembro, 2024 09:59  

Enviar um comentário