19 dezembro 2024

Viva a Folia


Dos Estrellas Le Siguen, uma composição baseada no tema da Folia, do português radicado em Espanha Manuel Machado (1590–1646), pelo contratenor Gérard Lesne, acompanhado pelo Ensemble Circa 1500

Consultado um dicionário (Infopédia, por exemplo), este diz-nos que "folia" é:

1. dança rápida e animada ao som de pandeiro ou adufe;

2. espetáculo festivo;

3. brincadeira ruidosa;

4. festa animada;

5. grande divertimento, pândega.

Ainda no séc. XV ou mesmo antes, a palavra "folia" designava também uma melodia simples mas muito apelativa, originária de Portugal, que se estendeu a Espanha no séc. XVII e logo a seguir, no séc. XVIII, se espalhou pela Europa fora como fogo em palheiro.

No tempo dos Filipes, muitos músicos portugueses foram trabalhar para Espanha, sobretudo para as cidades de Madrid e de Sevilha, onde certamente terão encontrado melhores condições de sobrevivência do que num Portugal submetido ao domínio espanhol. Estes músicos devem ter levado a Folia consigo, a qual acabou por se popularizar em terras espanholas também. Entre estes músicos, contou-se o compositor português Manuel Machado, que se radicou em Madrid e em Madrid acabou por falecer.

Um compositor francês chamado Jean-Baptiste Lully, que trabalhava na corte do rei Luis XIV de França, pegou na Folia, deu-lhe um toque mais galante e escreveu umas variações em torno dela. Chamou-lhes "Folies d'Espagne", porque deve ter sido em Espanha que ele ouviu a Folia pela primeira vez. Esta Folia de Lully espalhou-se pela Europa e seduziu uma enorme quantidade de compositores, que se apressaram a escrever as suas próprias variações sobre o tema, sobretudo compositores barrocos como Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, Alessandro Scarlatti, Arcangelo Corelli e muitos mais. Posteriormente, alguns outros compositores também resolveram criar as suas variações da Folia, desde Antonio Salieri até Sergei Rachmaninov.

No total, podemos dizer que existem variações sobre a Folia para horas e horas de música, sempre com o mesmo tema tocado vezes sem conta e de todas as formas possíveis e imaginárias. Podemos também dizer, sem qualquer receio de errar, que a humilde Folia medieval portuguesa, de autor anónimo, acabou por se tornar o tema mais famoso de toda a história da música europeia!

Das inúmeras variações que sobre o tema da Folia se escreveram ao longo dos tempos, as de Arcangelo Corelli e de Antonio Vivaldi devem ser atualmente as mais tocadas de todas.


Variações sobre o tema da Folia, de Arcangelo Corelli (1653–1713), por Hiro Kurosaki em violino, Ruth Verona em violoncello e Alberto Martínez Molina no cravo

Variações sobre o tema da Folia, de Antonio Vivaldi (1678–1741), pelo agrupamento musical Bach Consort Wien, de Viena, dirigido por Ruben Dubrovsky

Comentários: 0

Enviar um comentário