Viva a Folia
Consultado um dicionário (Infopédia, por exemplo), este diz-nos que "folia" é:
1. dança rápida e animada ao som de pandeiro ou adufe;
2. espetáculo festivo;
3. brincadeira ruidosa;
4. festa animada;
5. grande divertimento, pândega.
Ainda no séc. XV ou mesmo antes, a palavra "folia" designava também uma melodia simples mas muito apelativa, originária de Portugal, que se estendeu a Espanha no séc. XVII e logo a seguir, no séc. XVIII, se espalhou pela Europa fora como fogo em palheiro.
No tempo dos Filipes, muitos músicos portugueses foram trabalhar para Espanha, sobretudo para as cidades de Madrid e de Sevilha, onde certamente terão encontrado melhores condições de sobrevivência do que num Portugal submetido ao domínio espanhol. Estes músicos devem ter levado a Folia consigo, a qual acabou por se popularizar em terras espanholas também. Entre estes músicos, contou-se o compositor português Manuel Machado, que se radicou em Madrid e em Madrid acabou por falecer.
Um compositor francês chamado Jean-Baptiste Lully, que trabalhava na corte do rei Luis XIV de França, pegou na Folia, deu-lhe um toque mais galante e escreveu umas variações em torno dela. Chamou-lhes "Folies d'Espagne", porque deve ter sido em Espanha que ele ouviu a Folia pela primeira vez. Esta Folia de Lully espalhou-se pela Europa e seduziu uma enorme quantidade de compositores, que se apressaram a escrever as suas próprias variações sobre o tema, sobretudo compositores barrocos como Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, Alessandro Scarlatti, Arcangelo Corelli e muitos mais. Posteriormente, alguns outros compositores também resolveram criar as suas variações da Folia, desde Antonio Salieri até Sergei Rachmaninov.
No total, podemos dizer que existem variações sobre a Folia para horas e horas de música, sempre com o mesmo tema tocado vezes sem conta e de todas as formas possíveis e imaginárias. Podemos também dizer, sem qualquer receio de errar, que a humilde Folia medieval portuguesa, de autor anónimo, acabou por se tornar o tema mais famoso de toda a história da música europeia!
Das inúmeras variações que sobre o tema da Folia se escreveram ao longo dos tempos, as de Arcangelo Corelli e de Antonio Vivaldi devem ser atualmente as mais tocadas de todas.
Comentários: 0
Enviar um comentário