19 julho 2025

Josefa de Óbidos


S. Francisco de Assis e Santa Clara Adorando o Menino Jesus, 1647, óleo sobre cobre de Josefa de Óbidos (1630–1684), coleção particular
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Santa Maria Madalena, 1650, óleo sobre cobre de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra
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Natividade, c. 1650–60, óleo sobre cobre de Josefa de Óbidos (1630–1684), coleção particular
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Cordeiro Pascal, c. 1660–70, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Nacional de Frei Manuel do Cenáculo, Évora
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Cesta com Cerejas, Queijos e Barros, c. 1670–80, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), coleção particular
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Adoração dos Pastores, 1669, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
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S. José e o Menino, c. 1670, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
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Transverberação de Santa Teresa, c. 1672, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Igreja Matriz de Cascais, Cascais
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O Menino Jesus Salvador do Mundo, 1673, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Igreja Matriz de Cascais, Cascais
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Visão de S. João da Cruz, 1673, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos, Figueiró dos Vinhos
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Natureza Morta com Doces e Barros, 1676, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Municipal de Santarém, Santarém
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Anunciação, 1676, óleo sobre tela de Josefa de Óbidos (1630–1684), Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
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Calvário, 1679, óleo sobre madeira de Josefa de Óbidos (1630–1684), Santa Casa da Misericórdia de Peniche, Peniche
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Josefa de Óbidos foi uma pintora barroca notável por várias razões. De entre elas se destaca o facto de ser mulher e, ainda por cima, emancipada, que viveu da sua arte sem depender de ninguém, no Portugal beato, inquisitorial e patriarcal do séc. XVII. Uma mulher assim é verdadeiramente motivo de grande respeito e admiração.

Josefa de Ayala Figueira, que ficou conhecida como Josefa de Óbidos, nasceu no ano de 1630 em Sevilha, Espanha, fruto do casamento do pintor maneirista português Baltazar Gomes Figueira com a espanhola Catarina de Ayala Camacho Cabrera Romero. Aos 4 anos de idade, Josefa mudou-se para Portugal com os seus progenitores, que acabaram por se fixar em Óbidos, terra natal do seu pai. Em 1644, Josefa foi para Coimbra, a fim de se tornar freira no Convento de Santa Ana, mas este não foi o destino que ela mesma quis seguir. Ao fim de dois anos saiu do convento, conseguiu obter a sua emancipação legal e passou a ter uma vida economicamente independente, graças ao seu enorme talento.

Josefa de Óbidos pintou mais de cem quadros, que são valorizadíssimos e se encontram espalhados por diversas coleções públicas, religiosas e privadas, e faleceu na vila de Óbidos em 1684.

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