Júlio
(Clicar na imagem para ampliá-la)
(Clicar na imagem para ampliá-la)
(Clicar na imagem para ampliá-la)
Júlio Maria dos Reis Pereira foi irmão do escritor José Régio, pseudónimo literário de José Maria dos Reis Pereira. Ambos nasceram em Vila do Conde, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, sendo José cerca de um ano mais velho do que Júlio. José nasceu em 1901 e Júlio em 1902.
Enquanto José Régio foi sobretudo um escritor, que por vezes também pintava e desenhava, Júlio Reis Pereira tornou-se sobretudo artista plástico (assinando as suas obras como Júlio), que por vezes também escrevia poesia (com o pseudónimo de Saul Dias). Ambos os irmãos pertenceram a um movimento literário e artístico veiculado pela influente revista Presença, que se publicou em Coimbra entre 1927 e 1940 e na qual tiveram participação ativa.
Júlio licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ao mesmo tempo que frequentava o Curso Preparatório da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, mas não concluiu os seus estudos artísticos. Contudo, foi como artista que Júlio mais se distinguiu, nos domínios da pintura, desenho, etc. Pertenceu à segunda geração modernista portuguesa.
Júlio passou muitos anos da sua vida em Évora, onde foi um entusiástico colecionador e defensor da olaria tradicional do Alentejo, nomeadamente dos barros de Estremoz. Em 1972 voltou para Vila do Conde, onde faleceu em 1983.
Comentários: 0
Enviar um comentário