Lino António
O pintor leiriense Lino António da Conceição nasceu na cidade do Lis em 1898. Frequentou o Curso de Desenho Ornamental na Escola Industrial e Comercial de Leiria, que é a atual Escola Secundária Domingos Sequeira. Rumou a Lisboa, a fim de frequentar a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, mas por pouco tempo, porque logo de seguida se mudou para o Porto, onde foi aluno do pintor Marques de Oliveira, entre outros mestres, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Além de uma intensa atividade no domínio da criação artística, Lino António dedicou-se ao ensino. Lecionou na Escola Industrial e Comercial da Marinha Grande, na Escola Industrial Machado de Castro, em Lisboa, e na Escola de Artes Decorativas António Arroio, também em Lisboa, da qual acabou por ser diretor. Como docente, Lino António mantinha uma relação aberta com os seus alunos, partilhando com eles, nas aulas, numerosos livros e revistas de sua propriedade pessoal.
Lino António prezava um estilo de vida requintado e distinto, mas não era somente com a venda dos seus quadros e com o seu salário de professor que conseguiria segui-lo. Para poder levar o estilo de vida que desejava, Lino António realizou vários trabalhos de grande envergadura para diversos organismos, que foram bem pagos. Assim, encontram-se espalhados por todo o país vitrais, tapeçarias, painéis cerâmicos, etc., que são da sua autoria.
Depois de se aposentar como professor, Lino António continuou a pintar quase até ao fim dos seus dias. Morreu em Carnaxide, Oeiras, em 1974.
Comentários: 0
Enviar um comentário