10 setembro 2025

Ornithology


Ornithology, um tema de jazz da autoria de Charlie Parker e Benny Harris, com Charlie Parker no saxofone alto, Red Garland no piano, Billy Griggs no contrabaixo e Roy Haynes na bateria. Gravado em 1953


Tocar música improvisada, de que se é autor e intérprete, em público é sempre mais arriscado e daí mais atractivo para o ouvinte. Ouvê-se jazz. Esta obra de Parker, neste caso e versão, foi gravada (um descaramento reter música que é improvisada e nunca é igual!…) num histórico clube de jazz que existia em Boston, o Storyville. Charles Parker ou Yardbird ou Bird ou Charlie tem como parceiros três músicos que não são muito frequentes ou habituais na sua discografia. Este, com certeza, um grupo de ocasião.

À bateria Roy Haines, que gravou o bastante com Parker para então já ser considerado um excelente percussionista moderno, com swing a puxar para a frente, já lá estava tudo o que se viria a tocar à bateria, depois e até hoje. Em contrabaixo Billy Griggs cumpre, solando em discreto walking, sem se dar por ele. Red Garland ao piano sempre foi exemplar, um típico pianista do be-bop, um fraseado de perfil muito regular, um discurso com muitas palavras, perfeitamente inteligível, lógico e, daí, melódico. Parker em alto fazia o que ninguém na altura fazia (inovador) e hoje ainda todos o citam (mestre). Velocidade e certeza — dedos e cabeça, mais do que cabeça e depois dedos — com Parker as frases saíam como a água sai da nascente ou o petróleo dos poços, com riqueza, naturalidade, força. "Ornithology", que tem a ver com a alcunha de pássaro, sabe a blues e é uma composição típica bop, difícil. Experimentem decorá-la, só faz bem. Reparem na paráfrase de Parker na reexposição do tema, faz ainda melhor.



José Duarte (1938–2023)

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