03 setembro 2025

Perseu com a Cabeça de Medusa


Perseu com a Cabeça de Medusa, 1545–1554, escultura de bronze do artista florentino Benvenuto Cellini (1500–1571). Piazza della Signoria, Florença, Itália
Vista de frente
(Clicar na imagem para ampliá-la)

Vista de lado
(Clicar na imagem para ampliá-la)

Vista de trás
(Clicar na imagem para ampliá-la)


De acordo com a mitologia da Grécia Antiga, Medusa era uma das três górgonas, que eram seres com figura de mulher, tinham serpentes em vez de cabelos e possuíam a capacidade de transformar em pedra qualquer pessoa que as olhasse diretamente.

Segundo o poeta romano Ovídio, Medusa tinha sido uma mulher muito bela, que servira como sacerdotisa no templo de Atena, a deusa da sabedoria, da arte e da justiça. Um dia, Medusa teve relações amorosas com o deus do mar, Poseidon, dentro do próprio templo de Atena. Quando tomou conhecimento do que considerou ser uma profanação do seu templo, a deusa Atena, que se mantinha eternamente virgem, amaldiçoou Medusa, transformando-a numa górgona.

Perseu foi um dos heróis mais admirados de toda a mitologia grega. Semi-deus, por ser filho de Zeus e de uma mortal chamada Dânae, Perseu era jovem, forte e destemido. Desafiado a enfrentar e a matar a perigosa Medusa, Perseu aceitou o repto. Quatro deuses decidiram então apoiá-lo na sua temerária empresa. Hermes (deus mensageiro) deu-lhe um par de sandálias aladas para voar, Hades (deus dos mortos) deu-lhe um elmo que tinha a capacidade de o tornar invisível, Atena deu-lhe um escudo de bronze muito polido e Zeus (deus do raio e do trovão e pai de Perseu) deu-lhe uma espada para matar a górgona.

Perseu voou até onde Medusa se encontrava, mas ela não o podia ver, porque ele tinha na cabeça o elmo que o tornava invisível. Sem nunca olhar diretamente para Medusa, para não ser petrificado, Perseu aproximou-se dela de costas, enquanto via a sua imagem refletida no escudo, que funcionava como um espelho. Quando chegou junto de Medusa, Perseu cortou-lhe a cabeça com a espada e Medusa morreu.

Este episódio da mitologia grega inspirou muitos artistas pelos tempos fora, desde a Grécia Antiga até hoje. A mais famosa representação deste episódio deve-se a um genial escultor florentino chamado Benvenuto Cellini, que criou uma das mais extraordinárias esculturas de bronze que até hoje se fizeram. Também do ponto de vista técnico, Perseu com a Cabeça de Medusa constituiu um feito notável para o séc. XVI.

A escultura Perseu com a Cabeça de Medusa, de Cellini, pode ser admirada gratuitamente por todos, pois não está num museu. Juntamente com outras notáveis esculturas de outros grandes artistas, está ao ar livre, mas abrigada das intempéries na chamada Loggia dei Lanzi, que é uma edificação de planta quadrangular, aberta em três dos quatro lados através de amplos arcos assentes sobre colunas, e que fica na Piazza della Signoria, na cidade de Florença, Itália.

Comentários: 0

Enviar um comentário