08 março 2007

Mulher

ENDECHAS A BÁRBARA ESCRAVA

Aquela cativa
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que pera meus olhos
Fosse mais fermosa.

Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas
Me parecem belas
Como os meus amores.
Rosto singular,
Olhos sossegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar.

Uma graça viva,
Que neles lhe mora,
Pera ser senhora
De quem é cativa.
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos.

Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.

Presença serena
Que a tormenta amansa;
Nela, enfim, descansa
Toda a minha pena.
Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E pois nela vivo,
É força que viva.

Luís de Camões


Uma mãe tenta consolar o seu filho no campo de refugiados de Abu Shouk, próximo de El Fasher, no Darfur, Sudão, em 25 de Agosto de 2004. Quase três anos depois, as mães do Darfur continuam a tentar consolar os seus filhos moribundos. Por quanto tempo mais? (Foto: AFP/Jim Watson)

Comentários: 2

Blogger Koluki escreveu...

Belo poema... nao tao bela foto... mas, juntos, 'great food for thought on International Women's Day'!

Yes, let's look at, think about and take action on Darfur!

Thanks and have a great day!

08 março, 2007 14:16  
Blogger Mankakoso escreveu...

Man Desnudas! Kamba dyami!
Vim aki só no kontentamentu de é su éu, tu faláre kê apreciei bwé a sua vizita na minha brógue.
Xtou de vórta!
Tarvez vou mejmu abrire lá também uma caza de kultu. Katravez vou rikecere lá. Se a ideia fôr bala, vamu lá raxar os purcentos, dado ke a ideia é vucê ke se lembraste ku éla, yá?
Fui!

09 março, 2007 19:20  

Enviar um comentário