12 junho 2015

Um coro infantil Guarani



Ñamandú Mirĩ, pelo Coro Guarani de Yryapu, da província de Misiones, Argentina

Yryapu é o nome de uma comunidade de índios Mbya Guarani, que vive nas proximidades das cataratas do Iguaçu, no lado da Argentina. Apesar de viverem tão perto de uma atração turística tão importante como são as cataratas, os Yryapu mantêm viva a cultura Mbya Guarani, incluindo a sua própria língua e as formas tradicionais de caça, pesca e colheita de frutos na floresta.

A redução da extensão do seu território, por força da urbanização que cresce cada vez mais (a comunidade vive a uns meros 4 km de distância de Puerto Iguazú e a 3 km da Ponte Tancredo Neves, que liga a Argentina ao Brasil), obrigou os Yryapu a virarem-se também para o turismo como modo de sobrevivência, sem renegarem, porém, as suas raízes e a sua cultura. Assim, eles compartilham os seus saberes e as suas tradições com todos os turistas que os quiserem visitar.

Para facilitar a transmissão da sua cultura às gerações mais novas, a comunidade Yryapu organizou também um coro infantil permanente, em que as crianças que o constituem aprendem os cantos tradicionais do seu povo na sua própria língua. É este mesmo coro que pode ser ouvido no vídeo acima.


Raúl Correa, índio Mbya Guarani da comunidade Yryapu, província de Misiones, Argentina (Foto: Marcelo Lomuto)

À esquerda, exterior do Café Guarany, na Avenida dos Aliados, Porto, Portugal. À direita, representação de um índio Guarani, existente no interior do mesmo estabelecimento (Fotos: CatarinaCC)

Comentários: 0

Enviar um comentário