13 agosto 2022

Uma escultura maconde


Mãe ajoelhada com um filho, finais do séc. XIX, escultura de madeira de autor anónimo do povo Maconde, região fronteiriça entre Moçambique e Tanzânia. Kimbell Art Museum, Fort Worth, Texas, Estados Unidos da América

Comentários: 2

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

De Angola tenho imensas peças...

Essa é expressiva e bela

13 agosto, 2022 23:27  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Pois eu de Angola não trouxe peça nenhuma. Eu quis riscar da minha vida a guerra colonial, como se isso fosse possível. É claro que não foi. Nesse sentido, antes de regressar a Portugal destruí, queimei e rasguei quase tudo o que me fizesse recordar a minha passagem pela guerra. Agora, não estou arrependido do que fiz: não tenho quase nada a que me agarrar, a não ser as minhas memórias. Foi melhor assim.

Se eu quisesse, poderia ter trazido de Angola peças artesanais congolesas de uma qualidade extraordinária. Não é novidade para ninguém que a República Democrática do Congo (ex-Zaire) é uma superpotência da arte africana. Durante a minha estadia no destacamento militar de Malele, situado sobre a fronteira perto de Maquela do Zombo, assisti à passagem de contrabandistas carregados de fabulosas peças esculturais, trazidas do Congo para Angola. Um deles insistiu muito comigo para que ficasse com uma soberba bengala de soba, mas recusei. Não quis trazer nada. A única coisa que eu comprei aos contrabandistas foram umas garrafas de cerveja congolesa Primus, que era muito melhor do que a Cuca.

15 agosto, 2022 01:22  

Enviar um comentário