07 janeiro 2018

Cete


Fachada principal do mosteiro de São Pedro de Cete (Foto: Rota do Românico)

Cete (lê-se "Cête") é uma vila do concelho de Paredes, situada a cerca de 30 km da cidade do Porto. O que há de mais notável em Cete é o seu mosteiro românico, dedicado a São Pedro, que foi um dos vários mosteiros beneditinos da Ordem de Cluny construídos em Portugal.

Tudo indica que o mosteiro de São Pedro de Cete já existia no ano de 924, data de um documento que lhe faz referência. A poderosa torre ameada da igreja, de caráter claramente defensivo, é testemunha de um tempo de guerras, pilhagens, invasões, conquistas e reconquistas, não só entre cristãos e muçulmanos, mas também entre habitantes locais e atacantes normandos (vikings). Estes últimos, vindos do mar pelo rio Douro adentro, cobiçavam as riquezas das populações e das comunidades monásticas, que saqueavam. As igrejas eram um refúgio para os habitantes em pânico, que assim procuravam defender-se dos exércitos mouros e das hordas normandas.

O que hoje se vê no mosteiro de São Pedro de Cete não é apenas românico, mas também gótico, em resultado de acrescentos e restauros feitos, sobretudo, nos séculos XIII e XIV. Além do exterior do mosteiro, merecem ser admirados o despojado, mas belo, interior da igreja e o claustro românico.


Claustro do mosteiro de São Pedro de Cete (Foto: Direção Regional de Cultura do Norte)

Comentários: 0

Enviar um comentário