17 abril 2012

O oceano perpétuo

As correntes e temperaturas da água à superfície do Oceano Pacífico (Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio)

A NASA tem na Internet espantosas imagens fixas e em vídeo que nos mostram os oceanos tal como estes nunca foram vistos antes.

Com base nos dados científicos recolhidos entre junho de 2005 e dezembro de 2007 pelo projeto ECCO2 (Estimating the Circulation and Climate of the Ocean -- 2ª fase), que modeliza os oceanos em alta resolução, os animadores da NASA no Estúdio de Visualização Científica do Goddard Space Flight Center criaram a animação que se segue. Nela podemos ver as correntes e redemoinhos à superfície dos oceanos, tal como foram registados pela NASA no período de tempo referido.


(Clicar no canto inferior direito para ver o vídeo ampliado)

Uma versão de longa duração (20 minutos) pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=xL6s2YGzv6w.

A evolução das correntes e também das temperaturas superficiais dos oceanos em todo o planeta pode ser vista sob a forma de planisfério no vídeo que se segue.


(Clicar no canto inferior direito para ver o vídeo ampliado)

Este e outro material visual relacionado com esta matéria está disponível na seguinte página do próprio Estúdio de Visualização Científica do Goddard Space Flight Center: http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a000000/a003800/a003827/.

Comentários: 0

Enviar um comentário