11 março 2022

Canção do verdadeiro abandono


Podem todos rir de mim,
podem correr-me à pedrada,
podem espreitar-me à janela
e ter a porta fechada.

Com palavras de ilusão
não me convence ninguém.
Tudo o que guardo na mão
não tem vislumbres de além.

Não sou irmã das estrelas,
nem das pombas nem dos astros.
Tenho uma dor consciente
de bicho que sofre as pedras
e se desloca de rastos.

Natércia Freire (1919–2004)


Lagarto verde (Foto: Manuel Estébanez Ruiz)

Comentários: 6

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Então?
De pé
de pé
de rastos não!

11 março, 2022 23:09  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Magnífico poema de Natércia Freire!

Abraço!

12 março, 2022 12:57  
Blogger CCF escreveu...

Que bonito, confesso que não a conhecia...vou procurar mais.
~CC~

13 março, 2022 18:55  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Há aqui mais alguns poemas de Natércia Freire: https://citador.pt/poemas/a/natercia-freire.

14 março, 2022 01:25  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Eu sou "lagarto" do Sporting Clube de Portugal, mais nada :)))
Bonita poesia e bem associada so réptil !

14 março, 2022 23:16  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu não ligo ao futebol e não tenho clube. Passo a explicar porquê.

Quando eu era miúdo, era portista, como toda a gente à minha volta. Mais tarde, na escola primária, descobri que era completamente incapaz de jogar à bola. Sendo acentuadamente estrábico, eu chutava para um lado e a bola ia sempre para outro. Por causa disso, os outros miúdos não queriam que eu jogasse na equipa deles, lá no recreio da escola, e eu ficava sistematicamente de fora. Deixei então de gostar de futebol. Até hoje.

Mesmo assim, no liceu voltei a tentar a jogar futebol, porque já tinha sido operado aos olhos. No entanto, já era tarde demais para aprender a jogar como deve ser e continuei a ser um desastrado. De qualquer modo, cheguei a jogar algumas (poucas) vezes como guarda-redes, não porque defendesse bem, mas porque era maluco e atirava-me para os pés do adversário que se preparava para chutar à baliza. Com receio de me atingir, este inibia-se de chutar e a bola não entrava...

16 março, 2022 02:30  

Enviar um comentário