08 junho 2016

Concerto de Varsóvia


Concerto de Varsóvia, de Richard Addinsell, pelo pianista inglês Philip Fowke acompanhado por uma orquestra não identificada, mas que é provavelmente a Orquestra Sinfónica da BBC

O Concerto de Varsóvia é uma peça musical para piano e orquestra, escrita pelo compositor inglês Richard Addinsell (1904–1977) para o filme de 1941 Dangerous Moonlight. Este filme é sobre a resistência da Polónia contra a invasão nazi de 1939 e tem como principal personagem um pianista e compositor polaco, que se torna piloto aviador para defender o seu país. No filme, o respetivo herói é visto compondo esta peça num piano, num edifício destruído após um bombardeamento da cidade de Varsóvia pela aviação alemã.

Inicialmente, os produtores do filme pretenderam que o autor da música fosse o pianista e compositor russo Sergei Rachmaninoff (1873–1943), mas este declinou o convite. Foi então que convidaram Addinsell, que aceitou e compôs a peça no estilo de Rachmaninoff. Embora esta obra se chame concerto, ela em rigor não o é, pois é constituída por um só andamento e não por três, como é habitual nos concertos.

O Concerto de Varsóvia constituiu um êxito extraordinário, tendo-se vendido milhões de discos em todo o mundo e acabando ele por ser tocado nos auditórios e salas de concerto, apesar do preconceito que então havia contra a música de filmes por parte dos músicos que se consideravam "sérios". As rádios de todo o mundo também transmitiram esta obra vezes sem conta ao longo das décadas de 40 e 50, com pleno agrado dos seus ouvintes.

Comentários: 0

Enviar um comentário