30 março 2006

Camelot?

Penedono
Parece o castelo do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, mas não é. Nem sequer fica na Grã-Bretanha. Este castelo gótico é português e fica em Penedono, no norte da Beira Alta, próximo do Alto Douro.

Comentários: 4

Blogger planaltobie escreveu...

Pena ou Penha quer dizer cabeço e o castelo está numa base/penhasco granítico. Será daí que vem o nome? Penha do Dono? Será Dono um nome? E é este nome que nos puxa para as características senhoriais do feudalismo? ...E será o aspecto físico do castelo, mais senhorial do que de defesa que nos lembrará Camelot? ...É que a mim também me fez lembrar um pouco.

31 março, 2006 00:16  
Blogger Denudado escreveu...

A mim, o nome Penedono sugere-me penedo. Será que Penedono significa penedão, penedo grande? Na verdade, o castelo foi edificado sobre um cabeço granítico.

Quanto a ser senhorial ou de defesa, por aquilo que eu lá vi, o castelo é de defesa, sem dúvida nenhuma. As imponentes torres que ladeiam a entrada, e que dão o tal ar senhorial ao castelo, é que são para mim motivo de grande espanto. Elas alargam tanto em cima, que me admiro como é que aquilo não cai tudo, assim quase sem sustentação.

31 março, 2006 00:45  
Blogger Sony Hari escreveu...

Por isso é que gosto tanto de passear pelo meu país. É pequenino, mas parecem inesgotáveis as surpresas que me reserva a cada fim de semana que resolvo dar um passeio alternativo.
O título do post remeteu-me para as "Brumas de Avalon", 4 volumes que li numa febre há uns anos atrás :)

05 abril, 2006 00:03  
Blogger Denudado escreveu...

Sony Hari, neste país vale sempre a pena sair das estradas principais e mergulhar no "Portugal desconhecido". Há sempre qualquer coisa merecedora de ser vista, nem que seja só uma humilde ermidinha românica. Quantas vezes as mais rústicas e primitivas capelas nos tocam mais na alma do que os sumptuosos palácios.

06 abril, 2006 10:28  

Enviar um comentário