18 maio 2006

Igreja de S. Leopoldo "am Steinhof"

Foto: aeiou

(Não encontrei na Web uma fotografia da Igreja "am Steinhof", de Viena, que me satisfizesse plenamente. Será assim tão difícil fotografar uma igreja tão bela?)

A Igreja de São Leopoldo "am Steinhof" é um dos mais belos monumentos que existem na capital da Áustria, uma cidade que tem muitas outras magníficas edificações, como toda a gente sabe. Ela é uma verdadeira obra-prima do estilo Arte Nova, dos princípios do século XX, e foi concebida pelo arquitecto austríaco Otto Wagner que, aliás, deixou vários outros belos edifícios espalhados pela cidade, também no mesmo estilo. Com Otto Wagner colaboraram na feitura desta igreja vários outros artistas austríacos, nomeadamente Kolo Moser que, apesar de ser protestante, concebeu os maravilhosos vitrais que decoram este templo católico.

(Como curiosidade, refira-se que o primeiro vitral que nos aparece do lado esquerdo, quando entramos, representa o milagre das rosas pela Rainha Santa Isabel... da Hungria! Pois é, os húngaros também tiveram a sua própria Santa Isabel que, ainda por cima, foi contemporânea da portuguesa. É a ela que os húngaros e austríacos atribuem o milagre das rosas.)

Não é nada fácil vistar esta igreja. Mesmo nada. Por um lado, ela situa-se em Baumgarten, no 14º bairro de Viena, muito longe do centro histórico e monumental da cidade. Por outro lado, esta é a igreja do Hospital Psiquiátrico de Viena, localizando-se bem no interior do recinto do hospital. Para que os doentes não sejam afectados pelo movimento dos turistas, as visitas à igreja são reduzidas ao mínimo dos mínimos: uma vez por semana apenas, aos sábados às três da tarde. Mais nada. As visitas são gratuitas e são guiadas. O guia praticamente só fala alemão.

Apesar de tudo isto, vale a pena fazer o esforço de tentar visitá-la. Vale mesmo. É uma igreja inesquecível, de uma beleza e um requinte incomparáveis.

Foto: Glasmalerei Dr. H. Oidtmann GmbH

Comentários: 0

Enviar um comentário