08 maio 2006

O primeiro brasileiro


O quadro que acima se mostra chama-se Adoração dos Magos e foi pintado entre 1501 e 1506 por Vasco Fernandes (Grão Vasco), um dos maiores pintores portugueses de sempre. Repare-se na figura do Rei Mago que está ao centro: é um índio brasileiro.

Além do seu enorme valor artístico, esta pintura tem por isso um valor que é também documental. Pela primeira vez na Europa se representou um ameríndio.

Este e outros quadros de Grão Vasco e de outros pintores da escola de Viseu podem ser admirados no Museu Grão Vasco, na cidade de Viseu, um dos mais importantes museus portugueses. É imperdoável ir a Viseu e não visitar este museu.

Comentários: 2

Blogger Sony Hari escreveu...

Devo aos meus pais a 1ª visita ao museu Grão Vasco, devia eu ter uns 16 anos. Foi uma descoberta maravilhosa e que gostaria de repetir.

09 maio, 2006 22:49  
Blogger Denudado escreveu...

Cara Sony Hari, o Museu Grão Vasco agora está muito melhor, pois sofreu grandes obras de recuperação há poucos anos. Agora, sim, ainda vale mais a pena lá ir.

Em Viseu também se deve visitar a Sé, que fica no mesmo largo do museu. Já agora, aproveito para avisar que, na visita à Sé e ao seu Tesouro, é preciso tapar muito bem os ouvidos às "explicações" e graçolas do guia, que é um indivíduo absolutamente insuportável (a menos que entretanto o tenham substituído), destruindo completamente qualquer interesse que possamos ter pelo edifício e o seu espólio. Depois não digam que não avisei...

09 maio, 2006 23:34  

Enviar um comentário