31 maio 2006

Scott Joplin

O ragtime foi um género musical cultivado por negros americanos nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX. É considerado um dos precursores do jazz, género que lhe sucedeu cronologicamente e que acabou por o obliterar.

O maior compositor de ragtime foi, sem dúvida nenhuma, Scott Joplin, que nasceu no Texas em 1867 ou 1868 e faleceu em 1917, de sífilis, num hospital psiquiátrico de Nova Iorque, onde tinha sido internado com graves problemas mentais.

O ragtime não era um género bem visto pela sociedade branca dos Estados Unidos. Era considerado um género menor - "música de pretos" - que se tocava em bordéis e em bares de reputação mais do que duvidosa. Por isso, o negro Scott Joplin nunca conseguiu ser aceite por essa sociedade, apesar dos esforços que empreendeu nesse sentido. Compôs mesmo uma ópera, que ele nunca veria ser devidamente representada.

Actualmente, os maiores pianistas do mundo não desdenham tocar os rags de Joplin nos salões mais requintados, mas quase sempre os utilizam apenas como peças extra-programa, no fim dos concertos, para que o público bata muitas palmas e vá bem-disposto para casa. O verdadeiro valor de Scott Joplin ainda não atingiu o reconhecimento pleno a que tem direito.

Maple Leaf Rag (1899)

The Easy Winners (1901)

The Entertainer (1902)

Pineapple Rag (1908)

Comentários: 0

Enviar um comentário