16 outubro 2006

Prémios Ig Nobel 2006

Foram atribuídos, no passado dia 5 de Outubro, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os prémio Ig Nobel referentes ao ano 2006. Estes prémios são atribuídos pela revista "Annals of Improbable Research" e pretendem ser um contraponto aos prémios Nobel. Os prémios Ig Nobel destinam-se a galardoar trabalhos científicos reais, mas insólitos e divertidos.


Os trabalhos premiados com o Ig Nobel 2006 foram os seguintes:

ORNITOLOGIA -- Porque é que os picapaus não têm dores de cabeça.

NUTRIÇÃO -- Estudo que conclui que os escaravelhos que se alimentam de bosta são esquisitos de boca.

PAZ -- Invenção de um repelente electromecânico de adolescentes -- um dispositivo que faz um barulho incomodativo, destinado a ser ouvido por adolescentes mas não por adultos; um uso posterior da mesma tecnologia consiste em fazer toques de telemóvel que sejam audíveis pelos adolescentes mas não pelos seus professores.

ACÚSTICA -- Porque é que as pessoas não gostam do som de unhas a raspar num quadro negro.

MATEMÁTICA -- Cálculo do número de fotografias que é preciso tirar para (quase) garantir que ninguém num grupo fica com os olhos fechados.

LITERATURA -- Estudo intitulado "Consequências do uso do vernáculo erudito independentemente de haver ou não necessidade: problemas com o uso de palavras desnecessariamente compridas".

MEDICINA -- Cura de soluços difíceis com massagem digital rectal.

FÍSICA -- Porque é que quando se dobra espaguete seco, ele se parte em mais do que dois pedaços.

QUÍMICA -- Efeito da temperatura sobre a velocidade ultrassónica no queijo de Cheddar.

BIOLOGIA -- Investigação que conclui que o mosquito fêmea da malária Anopheles gambiae é atraído de forma igual pelo cheiro do queijo de Limburg e pelo cheiro de pés humanos.


É curioso notar que os laureados com o prémio Ig Nobel têm quase todos suficiente fair-play para aceitarem o prémio e até para comparecerem na "cerimónia" da atribuição.

A lista em inglês dos premiados deste ano, assim como dos anos anteriores, está nesta página da revista.

Comentários: 4

Blogger ana d'or escreveu...

Passei por aqui e vou voltar, pois há muita coisa interessante para ver.

19 outubro, 2006 00:03  
Blogger inominável escreveu...

mesmo giros os temas... eu inventei alguns, memso antes de descobrir estes... estão na minha página (as teses que ninguém escreveu)... a diferença é que os que colocas aqui foram MESMO escritas...

19 outubro, 2006 14:41  
Blogger Denudado escreveu...

Ana d'or, volte sempre que quiser e intervenha sempre que achar oportuno. Fico muito honrado pelo seu comentário.

Inominável, as teses premiadas com o Ig Nobel (=ignóbil?) foram mesmo escritas e foram mesmo publicadas também. E há temas que não lembram ao diabo. Um trabalho que foi premiado no ano passado ou há dois anos consistiu no estudo do cotão que se acumula no umbigo das pessoas! Quem se lembraria de tal?!

21 outubro, 2006 00:27  
Blogger inominável escreveu...

ó pá, conheço uma tese bestial em didáctica de línguas... até deixava o título, mas acabava por ser nomeada para o ano que vem LOL LOL

29 outubro, 2006 21:58  

Enviar um comentário