16 novembro 2006

A Custódia de Belém


Esta obra-prima da ourivesaria portuguesa, em estilo gótico tardio, foi mandada fazer pelo rei D. Manuel I para o Mosteiro dos Jerónimos. Data do ano 1506 e é atribuída a Gil Vicente. Foi feita com o primeiro ouro enviado pelo sultão de Quíloa (actual Kilwa Kisiwani, na Tanzânia), como tributo de vassalagem ao rei de Portugal, e trazido por Vasco da Gama. Em todo o perímetro da sua base está a seguinte inscrição:

O. MVITO. ALTO. PRI(N)CIPE. E. PODEROSO. SE(N)HOR. REI. DÕ. MANVEL.I. A . MANDOV.FAZER. DO OVRO. I .DAS.PARIAS. DE. QVILOA. AQVABOV. E.CCCCCVI

Comentários: 4

Blogger inominável escreveu...

diria, assim sem presunção, nem academismos, nem bajulações, que esta Custódia é a própria "matéria do tempo"...

17 novembro, 2006 16:57  
Blogger a.leitão escreveu...

O futuro é feito do presente mas também do passado.
Hoje a linha de rumo é esquecer o passado.
Porquê?
Para muitos Portugueses o passado não vai além de 50 anos.

17 novembro, 2006 18:49  
Blogger Denudado escreveu...

Caríssimos, esqueci-me de referir que esta preciosidade pode ser vista no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Podem ser lá vistas também várias outras custódias, todas elas belíssimas, mas esta ofusca as outras todas.

18 novembro, 2006 00:20  
Blogger Salucombo_Jr. escreveu...

Desafio das Manias. Assim sendo... aqui vai:"Cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blog.

Es a minha 1º escolha.

19 novembro, 2006 16:25  

Enviar um comentário