26 março 2007

Cerâmica de Querubim Lapa


Esta é a fotografia de um painel cerâmico chamado Os Sete Espelhos de Narciso, da autoria de Querubim Lapa, que fui roubar (a fotografia) a uma página que fala dos painéis cerâmicos de Querubim Lapa nos Hospitais da Universidade de Coimbra, do blog Conversas de Pintor, de Costa Brites.

Tanto quanto julgo saber, aqui no Porto não há muito de Querubim Lapa para ver, mas em Lisboa, sim, podem ser vistos painéis cerâmicos do grande mestre na estação do Metropolitano da Bela Vista, por exemplo, ou então um painel cerâmico relevado na parede do fundo da sala de chá da Mexicana, junto à Praça de Londres, ou ainda algumas belas obras do grande artista plástico algarvio no Museu do Azulejo, na Madre de Deus.

Comentários: 5

Anonymous Anónimo escreveu...

Existem dois painéis de Querubim em Vizela. Mais concretamente na igreja de S. João. São dois painéis, um retratando S. João novo e outro S. João velho.

29 maio, 2007 15:23  
Anonymous Anónimo escreveu...

Para além de Vizela, existem ainda painéis de Querubim Lapa no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga.

29 maio, 2007 15:40  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Meu caro José Carlos Ferreira, fico-lhe muito agradecido pela informação prestada. Desconhecia completamente a existência de painéis de Querubim Lapa nos locais que indica.

Por um lado, é raríssimo eu ir a Vizela, apesar de não ficar longe daqui do Porto. Agora tenho uma boa razão para lá ir. Aliás, duas.

Por outro lado, "tomei de ponta" o santuário do Sameiro e também é raríssimo ir lá também. Tenho sempre muito gosto em ir ao Bom Jesus e à Falperra, mas ao Sameiro não. Bom, agora tenho que rever os os meus sentimentos em relação ao Sameiro, está visto...

Um abraço e volte sempre

29 maio, 2007 23:38  
Anonymous Anónimo escreveu...

Possuo uma máscara de cerâmica que está assinada Querubim e data de 58, suponho. Não sei se será do mestre Querubim Lapa ou não. Como posso saber?

07 julho, 2009 14:50  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro/a Anónimo/a,

Para ser franco, não tenho uma resposta cabal para a sua questão.

Se reside em Lisboa, poderá talvez dirigir-se ao Museu do Azulejo, na Madre de Deus, levando consigo uma foto da assinatura. Lá poderá pedir que alguém do museu lhe confirme se ela é realmente de Querubim Lapa ou não. No Museu do Azulejo deve haver pessoas entendidas no assunto. Tem que haver.

Se não mora em Lisboa, poderá eventualmente enviar uma foto por email para o endereço do museu, com o mesmo pedido. Pode ser que lhe respondam.

É esta a minha sugestão.

08 julho, 2009 23:41  

Enviar um comentário