15 julho 2007

O Grupo do Leão, por Columbano


O Grupo do Leão, de Columbano Bordalo Pinheiro, 1885, óleo sobre tela, Museu do Chiado, Lisboa

Este quadro de Columbano retrata um conjunto de personalidades ilustres que, em 1885, frequentavam habitualmente a cervejaria Leão de Ouro, em Lisboa. Clicar na imagem para ampliá-la.

Sentados, da esquerda para a direita: Henrique Pinto, José Malhoa, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Moura Girão, Rafael Bordalo Pinheiro e José Rodrigues Vieira. De pé, da esquerda para a direita: João Ribeiro Cristino, um dos proprietários da cervejaria, um empregado de mesa chamado Manuel, Columbano Bordalo Pinheiro, outro proprietário do estabelecimento e Cipriano Martins.

Comentários: 4

Blogger paulocosta escreveu...

Grande grupo! ...Agora lembro-me duma nossa discussão: a estilização das figuras de Modigliani e Amadeu. Dizias que o 1º sim mas o 2º nem por isso. Lembras-te? Não te cheguei a responder mas Amadeu adelgaçava as figuras, repara nos galgos.

17 julho, 2007 01:36  
Blogger inominável escreveu...

eu também podia lá ter estado: tb gosto de cerveja ;)

18 julho, 2007 13:43  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Paulo, não me consegues convencer. Os galgos são eles mesmos delgados por natureza... Olha, já que agora vais de férias, aproveita para dar um salto a Amarante e visitares o Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Vale a pena lá ir (a Amarante e ao museu).

Inominável, já que estás na Alemanha (penso eu de que), podias ir passar um ou dois fins-de-semana em Munique, a fim de beberes umas bejecas... Não na Hofbräuhaus, que é muito famosa, mas cuja cerveja não é nenhuma maravilha, mas no mosteiro de Andechs (lê-se Andex), nos arredores, onde os monges fabricam de modo artesanal a melhor cerveja que eu já bebi até hoje. Alguns supermercados da cidade têm essa cerveja à venda em garrafas, mas não é a mesma coisa do que bebê-la no Biergarten do próprio mosteiro.

18 julho, 2007 14:54  
Blogger inominável escreveu...

o clero é mesmo muito à frente: tb foi ele que inventou a champagne!!!! coincidências ou savoir-vivre!????

19 julho, 2007 13:37  

Enviar um comentário