14 dezembro 2010

Música de João Domingos Bomtempo

João Domingos Bomtempo (1775-1842), compositor português

Há quem chame a João Domingos Bomtempo "o Beethoven Português". Sem querer tirar o grande valor que Bomtempo teve, esta afirmação parece-me claramente exagerada. Não é que Bomtempo fosse mau; Beethoven é que era genial. Se, em vez de compararem João Domingos Bomtempo com Beethoven, o comparassem com Franz Schubert ou lhe chamassem "o Mendelssohn Português", eu estaria completamente de acordo. Agora Beethoven... O grande mestre de Bonn não era comparável com ninguém; ele pertencia a outra galáxia!

Dito isto e para não ser mal interpretado, afirmo claramente que João Domingos Bomtempo foi um grande compositor. Posso até afirmar, sem hesitar, que ele foi um dos melhores compositores da Europa do seu tempo. Se Bomtempo tivesse sido alemão, austríaco, italiano ou francês, o seu nome seria conhecido de todos os apreciadores de música e as suas obras far-se-iam ouvir em todos os auditórios e salões do mundo. Mas Bomtempo era de um país musicalmente periférico chamado Portugal. Ainda por cima exerceu parte da sua atividade no Brasil, que nem sequer fica na Europa. O grande valor que Bomtempo teve impõem-nos, por isso, tanto a portugueses como a brasileiros, a obrigação moral de ouvir e de promover a sua música. Já que mais ninguém o faz, sejamos nós a fazê-lo.

É nesta linha que proponho a escuta de uma obra sua, concretamente o seu concerto nº 1 para piano e orquestra, numa magistral interpretação da grande pianista Nella Maissa. (Devido à sua extensão, o primeiro andamento encontra-se dividido em duas partes).


1ª parte do 1º andamento, Allegro comodo


2ª parte do 1º andamento, Allegro comodo


2º andamento, Adagio


3º andamento, Allegro Brillante

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