06 agosto 2011

Concerto pelo Bangladesh


No passado dia 1 de agosto completaram-se 40 anos sobre a realização do Concerto pelo Bangladesh, o primeiro concerto realizado com fins humanitários na história do rock, 14 anos antes do Live Aid.

O Concerto pelo Bangladesh teve lugar no Madison Square Garden, em Nova Iorque, no dia 1 de agosto de 1971, perante cerca de 40 mil espectadores, por iniciativa do grande músico indiano Ravi Shankar e com a pronta colaboração do beatle George Harrison.

A situação humanitária no Bangladesh (que então se chamava Paquistão Oriental) era nesse tempo verdadeiramente catastrófica. Estava em curso uma guerra que visava libertar o país do domínio do Paquistão (então chamado Paquistão Ocidental), durante a qual foram cometidas horrorosas atrocidades. Às vítimas da guerra vieram somar-se numerosíssimas vítimas de um devastador ciclone que tinha ocorrido em 1970.

À chamada feita por Harrison e Shankar responderam algumas figuras importantes do rock da época, entre as quais Bob Dylan, Eric Clapton, Billy Preston, Leon Russell, Badfinger e Ringo Starr, além dos próprios Ravi Shankar e George Harrison, evidentemente.

Seguem-se alguns dos memoráveis momentos que então se viveram no palco montado no Madison Square Garden, em Nova Iorque.



Bangla Dhun, por Ravi Shankar em sitar, Ali Akbar Khan em sarod, Alla Rakha em tabla e Kamala Chakravarty em tambura



That's The Way God Planned It, por Billy Preston



While My Guitar Gently Weeps, por George Harrison e Eric Clapton



A Hard Rain's Gonna Fall, por Bob Dylan



Bangladesh, por George Harrison

Comentários: 0

Enviar um comentário